Os governos municipais de Aparecida d&39;Oeste, Guarani d&39;Oeste, Indiaporã, Jales, Macedônia, Ouroeste, Pedranópolis e São João das Duas Pontes receberam ordem do MPF - Ministério Público Federal - para intensificar os investimentos contra a proliferação da dengue. As cidades têm prazo de 15 dias para o início das ações.
A decisão do MPF é baseando em relatório da Sucen - Superintendência de Controle de Endemias -, que em setembro de 2014 apontou deficiência nos trabalhos das equipe de controle de vetores das oito cidades. O número de casos confirmados da doença nestas cidades saltou de 594 no ano passado para 937 em 2015.
As situações mais alarmantes estão nos municípios de Jales, Aparecida D&39;Oeste, São João das Duas Pontes e Ouroeste, onde já há constatação de epidemia. Em Jales, os casos confirmados chegam a 658, cerca de 40% a mais que todos os casos de 2014. Na cidade de São João das Duas Pontes, que possuiu 2.556 habitantes, já foram registrados 68 casos da doença neste ano. Em 2014 não houve registro de casos de dengue.