“Faltou vontade por parte da prefeita”, diz Pessuto sobre ITBI

Já Pinato diz que "se comparar Prefeitura com jaboti o animal fica com vergonha”.

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Faltou vontade por parte da prefeita”, diz Pessuto sobre ITBI

Após apresentação do requerimento do vereador Gilberto Vian (DEM) na sessão ordinária desta terça-feira, 12, cobrando informações à prefeita Ana Bim sobre o ITBI - Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis, objetivando esclarecer quando será enviado à Câmara Municipal, o projeto de lei propondo a redução da alíquota do imposto, o presidente da Casa André Pessuto (DEM) foi categórico ao afirmar que “falta vontade por parte da prefeita”em resolver a situação, enviando o projeto para aprovação dos vereadores.

No requerimento, Vian também cobrou uma posição de como será efetuado o seu cálculo, discriminando sua base de cálculo e o percentual da alíquota. “Disseram que quando aprovasse a LOA – Lei Orçamentária Anual-, iria mandar esse projeto para aprovação e até agora nada. Já se passaram sete meses e nada. Estão nos cobrando nas ruas e não sabemos o que responder por isso quero saber da prefeita se vai mandar ou não”, cobrou o propositor do requerimento Gilberto Vian.
Não satisfeito, o presidente voltou ao microfone de aparte e criticou mais uma vez a postura da prefeita. “Fizemos aquela visita ao Cepam e esclarecemos todas as dúvidas, disseram que não tinha problema nenhum em enviar o projeto daquela maneira. Tenho certeza que se mandasse para cá votaríamos o projeto por dispensa de formalidade, assim como fizemos em outros casos. Falta vontade por parte da prefeita em mandar. Ela não quer resolver a situação. E se falta vontade precisa haver, no mínimo, posicionamento e postura em enviar uma resposta dizendo que não vai mandar o projeto. Já estou cansado de dizer que a culpa é sempre da Câmara. Em meia hora o secretário jurídico da Prefeitura (Marlon Santana) faz este projeto”, afirmou Pessuto indignado

 

Após mais de 20 minutos de discussão, ainda sobrou tempo para mais críticas, dessa vez por parte de Gustavo Pinato (PPS) que mais uma vez utilizou o exemplo do “jabuti”para se referir à administração. “Se comparar a administração com um jaboti, conforme já disse em outra oportunidade, o jaboti enfia a cabeça dentro do casco e esconde de vergonha. É uma administração mentirosa, faz vereador passar vergonha assumindo compromissos sendo que não vai cumprir. Não pode enganar o povo dessa maneira, deixam os corretores com cara de palhaço, mas palhaço são eles de não resolver a situação. Os corretores sustentam a família vendendo casas e ficam nesse impasse. Ano que vem é ano político. Não estou criticando a mulher, a vó, é uma pessoa maravilhosa, mas como administradora a nota 0 é muito”, apontou Pinato.