Mais de 10 mil fernandopolenses já fizeram suas declarações

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mais de 10 mil fernandopolenses já fizeram suas declarações

Embora o Fisco ainda aguarde 27,5 milhões de declarações de Importo de Renda até o próximo dia 30, quando finda-se o prazo para envio de documentos, no que tange a Fernandópolis, o número está dentro do esperado. De acordo com a Receita Federal em São Paulo, até o fim da tarde de ontem, 17, o órgão havia recebido 10.200 declarações dos fernandopolenses. A Receita informou ainda, que até às 00h de quinta-feira, 16, 5.090 documentos haviam sido enviados pela cidade.
A maioria dos documentos correspondem ao Estado de São Paulo mais populoso e rico da federação. Dos 12.065.993, 8,9 milhões referem-se aos contribuintes paulistas.

 De acordo com o Fisco, 15,43 milhões de pessoas ainda não enviaram o documento. "É normal os contribuintes aproveitaram os útimos finais de semana para darem o fechamento na declaração do IR. Estão aguardando alguma informação adicional. Recomendamos que tenham cuidado nas informações que prestam", declarou o subsecretário de Fiscalização do Fisco, Iágaro Jung.

Segundo ele, o volume de declarações entregues até o momento está "dentro do histórico normal". "Não há problema na recepção das declarações. Temos capacidade de receber normalmente", disse Jung, recomendando, ainda, que as pessoas não coloquem falsas informações para ter aumento de restituição. "Nossos mecanismos de identificação de fraude aumentaram significativamente nos últimos anos", completou.

A temporada do IR 2015 começou em março e se estende até o dia 30 de abril. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário, até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes.

Os programas para fazer a declaração estarão disponíveis para download na página da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela.

Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Receita divulga calendário de restituições

As restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começam a ser pagas no dia 15 de junho. O Ato Declaratório da Receita Federal com o calendário foi publicado ontem, 17, no Diário Oficial da União. Como em todos os anos, serão sete lotes regulares ao longo de 2015.

Nos meses em que a data cair em um fim de semana ou feriado, o pagamento será feito no primeiro dia útil subsequente. É o caso de agosto, quando o dinheiro será liberado no dia 17, de setembro e novembro, no dia 16.