Exposição "Pelos Caminhos da Boiadeira" fica na Biblioteca até abril

Compartilhe -

Exposição "Pelos Caminhos da Boiadeira" fica na Biblioteca até abril

A Secretaria da Cultura de Fernandópolis promove, desde o último dia 20, estendendo-se até 23 de abril, a exposição fotográfica "Pelos Caminhos da Boiadeira", que está aberta ao público na Biblioteca Municipal de Fernandópolis (Avenida Milton Terra Verdi, 420, Santa Helena). O secretário da Gestão Pública, Fábio Ricardo Rodrigues Fernandes, representou a prefeita Ana Bim no lançamento oficial.

A mostra é uma promoção conjunta do governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Cultura, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus) e  ACAM Portinari, e seu objetivo é mostrar às novas gerações o que foi a chamada "Estrada Boiadeira", caminho que ligava o Porto Taboado, no município de Rubinéia, a Jaboticabal (na vertente leste) ou Barretos (no sentido norte do Estado).

Por essa estrada era escoada a produção pecuária do Mato Grosso. As boiadas eram atravessadas por balsas no Rio Paraná e tangidas por comitivas de peões, que as levavam até os grandes frigoríficos paulistas. Na esteira da Estrada Boiadeira, surgiram vários povoados - alguns deles são hoje importantes cidades.

Para o curador da mostra, Evandro Junior, a Boiadeira é o primeiro fator macro do desenvolvimento econômico da região noroeste paulista - "o segundo é o advento da ferrovia e o terceiro, da Rodovia Euclides da Cunha", disse. O Secretário Municipal da Cultura, Vic Renesto, ressalta a importância da estrada do ponto de vista histórico: "É uma ótima oportunidade para os jovens conhecerem fatos e costumes dos primórdios da nossa região, o que permitirá uma maior compreensão da cultura regional", afirmou.

Mais informações na secretaria de Cultura no telefone (17) 3442 3797.