Prefeitura protocola documentos que faltavam para pista de skate

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura protocola documentos que faltavam para pista de skate

A Prefeitura de Fernandópolis protocolou na segunda-feira, 16, a documentação que faltava para dar andamento ao convênio com o Governo Federal, para a construção de uma pista de skate no jardim Paulistano. A obra estava com o risco de nem ser iniciada devido à demora do Executivo Municipal em apresentar a papelada. O caso foi reportado na edição passada de CIDADÃO.
O referido convênio é fruto de uma emenda parlamentar destinada pelo então deputado federal Edinho Araújo (hoje ministro dos Portos), após ser cobrado por jovens de Fernandópolis durante a manifestação de 7 de setembro de 2013.
Edinho carimbou R$ 300 mil em emenda, ainda naquele ano, para Fernandópolis. Em 28 de julho de 2014, a prefeita Ana Bim assinou o convênio com o governo federal para a construção da tão esperada pista de skate. No entanto, por conta de inconsistências na documentação, o projeto foi devolvido à Prefeitura para regularização, só que até então não havia sido devolvido à Caixa Econômica Federal com as devidas correções, o que deixou o convênio sob clausula suspensiva.
Na semana passada, a Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou ao CIDADÃO que “tudo o que competia a municipalidade havia sido feito”.  Porém, como mostra o documento ao lado, a referida documentação só foi protocolada na segunda-feira, 16, ou seja, primeiro dia útil após a reportagem ser publicada no jornal.
Em entrevista à rádio Difusora, o secretário de Planejamento Edson Damasceno afirmou que o convênio só se encontrava sob cláusula suspensiva por conta de uma falha da Caixa, que ainda não teria atualizado o sistema.  
Em contato com a assessoria de Edinho Araújo, esta informou que questionou o gerente regional da Caixa, Carlos Bronca, sobre o convênio e o mesmo informou que a Prefeitura de Fernandópolis havia protocolado os documentos apenas na segunda-feira, 16. A assessoria do ministro completou dizendo que “o importante é que agora as coisas estão andando”.
NA CÂMARA
Após a veiculação de matéria jornalística no CIDADÃO e posteriormente na rádio Difusora AM, sobre a possível perda da pista de skate, cujo projeto prevê a construção no Jardim Paulistano, o presidente da Câmara Municipal, André Pessuto, elaborou um requerimento questionando a Prefeitura sobre a veracidade da informação veiculada na imprensa.
Ele questiona se a possível perda do convênio com Governo Federal, estaria sendo motivada pela morosidade da Prefeitura em iniciar as obras.
Porém, o propositor André Pessuto não foi à tribuna comentar seu requerimento, assim como o fez no requerimento seguinte também de sua autoria sobre gastos com a execução de obras de coleta de lixo na cidade. Coube ao vereador Salvador Castro de Souza e a vereadora Neide Garcia comentarem o assunto.
“Já falei com o secretário Carlos Eduardo Medrado (de Obras) e ele me garantiu que não tem nada de errado com o projeto e que não há como perder o convênio. A Prefeitura mandou os documentos à Caixa Econômica Federal, a avaliação da empresa de Rio Preto sobre o solo e que está tudo ‘ok’. Não tem problema algum. Fiquei preocupado com isso e até liguei para o jornalista responsável pela matéria”, disse Salvador.
Já Neide bradou questionando quando as obras começarão. “Aprovamos a liberação de recursos para a construção, agora quero saber a resposta do Poder Público Municipal sobre o que está acontecendo, o que falta para o início das obras”, questionou Neide Garcia.