Os fernandopolenses que não compareceram as três últimas votações e não justificaram a ausências nas urnas terão seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral dentro do prazo. Em Fernandópolis 672 pessoas estão na iminência de cancelamento e precisam procurar o Cartório Eleitoral (150ª Zona) dentro do prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 4 de maio.
“Os eleitores tiveram um prazo de 60 pós votação, no ano passado, para justificar a ausência no dia pleito sem o pagamento de multa. Agora, estes eleitores faltosos devem procurar o cartório munidos de um documento original com foto, CPF, o título de eleitor e recolher uma taxa referente à multa”, explicou Luís Gustavo Motta, chefe do cartório.
A multa para aqueles que deixaram de votar e justificar é de R$ 3,51 por turno de votação. Os eleitores que estiverem fora do país terão 30 dias contados a partir da data de regresso ao Brasil para justificar a não votação sem o pagamento de multa.
O chefe do cartório lembrou ainda que, por precaução, aqueles que deixaram de votar nas últimas três eleições, mas que já regularizaram sua situação eleitoral em outra cidade devem procurar o cartório para verificar se o nome consta na lista dos faltosos já que pode ocorrer erros de transmissão nas informações do sistema da Justiça Eleitoral. “Estas pessoas que deixaram de ir às urnas nas três ou mais votações consecutivas devem comparecer ao cartório e confirmar que seus nomes não na lista dos que correm o risco. Se constar basta apenas comprovar a votação com comprovante de votação, de justificativa ou do recolhimento da multa”, frisou Motta.
O juiz Eleitoral de Fernandópolis Heitor Katsumi Miura eleitoral enviou à imprensa e a partidos políticos um comunicado com a lista de nomes dos 672 eleitores que correm o risco de ter o título cancelado. A mesma lista também está a fixada no cartório eleitoral, na 150ª Zona eleitoral, estabelecida na Avenida Expedicionários Brasileiros, 638, no Centro.
Para os demais serviços de revisão, transferência e emissão de título, o cartório atende das 12 às 18h de segunda a sexta-feira.