O ano de 2015 começou com novidades para o Projeto “Os Sonhadores”. Se por um lado, a diretoria segue praticamente a mesma com o fundador do Projeto Marcos Vilela na presidência, por outro as atividades terão um cronograma diferenciado a partir de agora. Isso porque o Projeto está se adequando à Lei Federal 13.019 de 31 e julho de 2014, que “estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil”.
A lei, chamada de Marco Regulatório das ONGs, entrou em vigor em outubro do ano passado, e começará a valer em agosto deste ano, fazendo com que as entidades assistenciais se adequem à algumas exigências.
Seguindo a normatização, o Projetos “Os Sonhadores” iniciou 2015 com um novo cronograma de atividades, diferente do que era utilizado desde sua fundação. Se antes os integrantes do projeto podiam escolher quais aulas e quais atividades praticar, agora, todos os 81 jovens estão divididos em cinco grupos e terão de seguir diariamente uma série de atividades em horários alternados aos das aulas na escola.
O primeiro grupo chamado de “Despertar” fica no Projeto das 8h às 11h, já o segundo “Meninos de Ouro”, das 13h30 às 16h, o “Sonhadores do Futuro” das 15h às 17h30. O quarto grupo integrará as atividades do “Jovem Agricultor do Futuro”, fruto da parceria entre o Projeto e o SENAR – Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural, para jovens de 15 a 17 anos e , por fim, o quinto grupo chamado de “Musical Sonhadores” para alunos de escolas de período integral, que ficarão no Projeto das 18h às 19h30.
Com exceção do grupo que participará das atividades do “Jovem Agricultor do Futuro”, os demais são da faixa etária de 6 a 15 anos e participarão de todas as atividades como aulas de violino, violão, teclado, esporte, passeios, visitas a outras entidades e grupo de convivência e fortalecimento de vínculo. Para aqueles que desejam integrar as atividades do “Os Sonhadores”, devem se apressar, afinal e contas existem apenas 10 vagas a serem preenchidas.
O Projeto conta atualmente com oito professores, três musicais, dois orientadores sociais, uma psicóloga, uma assistente social e um educador físico, além dos colaboradores Gerson Nunes, Rosimeire Silva e Luiz Sampaio.
FALTA APOIO
Segundo o presidente reeleito, Marcos Vilela, que fundou o “Os Sonhadores” em 2001, mesmo tendo conquistado uma boa estrutura para a sede do projeto com várias salas e automóveis, ainda falta apoio por parte da sociedade civil organizada. “Em 2013 perdi um patrocinador e continuo sem nenhum fixo. É peito a peito e sonhar custa caro, mas temos que enfrentar. Ainda falta muito apoio, temos poucas visitas. Os próprios vereadores não nos visitam, não sei porque. Alguns acham que queremos dinheiro, e não é assim, dinheiro não é tudo. Se viessem aqui pelo menos para conhecer e saber o que precisamos, talvez apenas um diálogo já ajuda. Indicar um caminho para resolver um problema, ou um conselho, isso ajuda, e é um exemplo de nos apoiar sem que seja com dinheiro”, comentou.
ZUMBA
Outra novidade em 2015 é o início das aulas de zumba, dança que se tornou febre em 2014. As aulas serão abertas para toda a comunidade às terças-feiras, das 18h às 19h. A sede do Projeto dica à Rua João Batista Lacerda, 345, no bairro São Judas Tadeu.
NOVA DIRETORIA
Presidente - Marcos Vilela
Vice-presidente - Dr. Antônio Dias
1º tesoureiro – Sueno Baba Sato
2º tesoureiro – Albeerto Carlos Flávio
1º secretário – Caline Assunção Bácaro Cebin
2º - Dr. Marcos Antônio Fontes
CONSELHO FISCAL
José de Souza Rocha
Aparecido Jovelino da Silva
Paulo R. Vilela
SUPLENTES
Sueli Lizarda da Paixão Martano
Cícera Tatiane Batista Nogueira
Alisson Alves Santana