Controle de Zoonoses faz balanço do trabalho realizado em 2014

Compartilhe -

Controle de Zoonoses faz balanço do trabalho realizado em 2014

O Centro de Controle de Zoonoses realizou um balanço do trabalho desenvolvido em 2014.  É de responsabilidade do Centro, recolher das ruas animais errantes (abandonados) com alguma zoonose para tratar, vermifugar, vacinar e castrar. Depois, cães e gatos são alojados em baias higienizadas permanecendo com alimentação e água até serem adotados nas feiras realizadas pelo CCZ.

 

No ano passo, 17.453 foram cadastrados no município. A equipe de agentes realiza diariamente visitas domiciliares, assim como teste rápido para pesquisa de contaminação da leishmaniose (investiga, acompanha, realiza a colocação de coleiras). Foram encoleirados 5.610 cães e realizados 8.728 testes.

 

Outro trabalho realizado pelo CCZ é o controle da população de animais. Foram 631 procedimentos de castração em (cães e gatos). O programa de controle de reprodução é desenvolvido pelo médico veterinário responsável Mileno Tonissi, através de cirurgias, tanto em fêmeas quanto em machos, seguindo um cadastro de agendamento.

 

A adoção responsável de animais é outra preocupação do CCZ. Foram adotados no ano passado 184 animais entre cães e gatos durante as feiras que acontecem na Praça Central.

 

É também de responsabilidade do CCZ orientações educativas a população. São agendadas capacitações nas escolas, creches e participações em eventos diversos, abordando assuntos como posse responsável, prevenção de doenças causadas por animais, cuidados com os animais, leishmaniose, raiva, acidentes com escorpião e outros.

 

Seguindo as normas da Secretaria Estadual de Saúde, são realizadas anualmente campanhas como a de vacinação de raiva. No caso de dúvidas ou para mais informações o telefone do CCZ é o (17) (17) 3462-3341. O endereço é Avenida Litério Grecco, 330, Vila São Fernando, anexo à Escola Municipal Melvin Jones.