O excesso de chuvas no final de 2014 foi o principal fator que atrasou a Prefeitura na entrega do restante das casas no Conjunto Habitacional Jayme Leone, iniciado em 2010. Quem afirma é o secretário de Obras, Carlos Eduardo Medrado. “As chuvas do final de ano estragaram o asfalto por quatro vezes e também não permitiram as construções das calçadas”, explicou.
Das 47 restantes, 25 foram entregues às famílias em 2014 colocando ponto final no aluguel que tirava o sono dos beneficiados. A Prefeitura entregou em outubro 15 casas, em novembro cinco e outras cinco em dezembro. Porém, o compromisso assumido pelo secretário de que até o Natal todas as 47 famílias já teriam realizado o sonho da casa própria não foi cumprido e 22 mutuários seguem à espera das chaves.
Em entrevista o secretário confirmou ainda que a ação de vândalos segue ocorrendo. “Foram substituídas e novamente quebraram”, disse ele, em relação às casas que tiveram as vidraças apedrejadas.
Na medida em que as casas foram sendo entregues os casos de apedrejamento, talvez como forma de protesto, foram diminuindo, mas segundo Medrado, “ainda assim ocorreram casos isolados”.
No início do ano a expectativa era a de entregar as 47 casas restantes até setembro com 25 delas entregues já em julho. A informação foi dada pelo CIDADÃO, que teve acesso a um documento que continha a assinatura do secretário de Obras Carlos Medrado e de representantes da CDHU que se reuniram para definir o cronograma.
As casas do Conjunto Habitacional possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro com azulejos, além de piso cerâmico, aquecedor solar, forro de PVC e muros, sendo considerados pela CDHU os melhores imóveis populares entregues à comunidade, entre todos os investimentos de habitação oferecidos à Fernandópolis.
Os 25 mutuários que começaram o ano com a casa nova foram: Paula Valéria Garcia, Angélica Cristina Adamo de Carvalho, Marli Cristina da Silva, Irene Pereira da Silva Oliveira, Neuraci Aparecida de Freitas, Jaime de Lima Silveira, Fabiana Nogueira, Márcio José da Silva, José Donizeti de Oliveira, Junior da Silva Ribeiro, Aparecida de Castro Campoy, Walter Belotti Filho, Luiz Rodrigues de Carvalho, Kátia Cilene Alves Tavares, Maria José Dominici, Marcos da Silva, Aldineia Aparecida Bonfadini, Elias Antonio Calegari, WiliansAntonio dos Santos, Rosangela Ferreira, Carlos Leandro Bortulaia da Silva, Marcia M. Ribaldi Menezes, Danieli M. Oliveira Gonçalves, Adriane M. Castro de Souza e Washington Bezerra da Costa.
Em maio completará quatro anos desde que as 253 primeiras moradias foram entregues com a presença do governador Geraldo Alckmin, que visitou a cidade em virtude das festividades de aniversário