Para quem sonhou com um “super-lançamento” do edital da Zona de Processamento de Exportação na FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -, como se ventilou no começo de 2014, ou um pomposo coquetel, aqui mesmo em Fernandópolis, se decepcionou ao ver apenas uma foto da prefeita Ana Bim assinando a autorização para publicação em seu gabinete na manhã de ontem, 9.
Mesmo precisando de todo o tipo de publicidade possível, buscando, inclusive, parcerias como a nomeação de dois embaixadores (Masato/Japão e Thalita/Europa), na prática, a Prefeitura não fez jus a todos os depoimentos dos responsáveis pela Administradora da ZPE que afirmavam que a divulgação seria o primeiro passo para “deslanchar” o projeto.
Uma coletiva de imprensa chegou a ser cogitada para que, pelo menos a nível regional, o esperado lançamento fosse divulgado pelos veículos de comunicação de Fernandópolis, que ainda aguardam um outro processo licitatório: o de contratação de agência de publicidade para divulgação dos serviços. Com a coletiva de imprensa descartada, a Prefeitura realizou o lançamento com o mínimo alarde possível, resumido em um release (texto feito pela assessoria de imprensa) e uma foto da assinatura.
A possibilidade de uma coletiva de imprensa foi ventilada pelo presidente da AZPEF – Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis – e vice prefeito, José Carlos Zambon, em entrevista à Rádio Difusora, no último dia 2. Ele contou que a prefeita Ana Bim pediu para que os funcionários do setor de licitações trabalhassem, mesmo com a Prefeitura em recesso, para que o edital pudesse ser lançado o mais rápido possível. “Apesar de estarmos em recesso facultativo, os funcionários do setor de compras estão trabalhando incansavelmente para que possamos lançar o edital ainda na próxima semana. A prefeita Ana Bim deverá convidar a imprensa e autoridades para dar essa notícia tão maravilhosa para nossa cidade nos próximos dias”, disse Zambon à emissora de rádio.
Ainda de acordo com o presidente da AZPEF, três grandes investidores já estariam aguardando ansiosamente pela publicação do edital.
“Não é segredo para ninguém. Temos três grandes grupos esperando a publicação. Porém, precisamos de mais. Queremos que nossa ZPE atraia investidores dos quatro cantos do Brasil e do mundo. Quem ganha com isso é Fernandópolis. Por isso, estamos planejando a melhor forma de divulgação do edital”, concluiu.
Agora, os interessados poderão retirar o edital até o dia 26 de fevereiro, na própria prefeitura (Rua Bahia, 1264), durante o horário de funcionamento (8h às 17h), ou através do site www.fernandopolis.sp.gov.br.
O objeto do edital é a definição da pessoa jurídica que deverá implantar, executar e administrar a ZPE Paulista, na forma da lei.
De acordo com a Prefeitura, essa pessoa jurídica deverá comprar 5 mil ações da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis – AZPEF, bem como executar e cuidar da manutenção das obras.
A empresa vencedora terá que adquirir a área de 156,8183 hectares delimitada no Decreto Federal de 08/07/2011. Segundo o presidente Zambon, algumas empresas já manifestaram informalmente o interesse no empreendimento.