Policiais a pé na Expedicionários chamam a atenção de fernandopolenses

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Policiais a pé na Expedicionários chamam a atenção de fernandopolenses

Nas últimas horas de 2014 não foi apenas as festanças que chamaram a atenção dos fernandopolenses, como de costume. Muitos ficaram surpresos e se perguntaram o motivo pelo qual alguns policiais militares estavam trabalhando a pé descendo e subindo pela Avenida Expedicionários Brasileiros. Muitos se perguntaram se era por motivo de economia de combustível das viaturas ou apenas para reforçar a segurança no momento da virada, momento em que muitas pessoas ingerem bebidas além da conta e buscam a avenida como principal atração da cidade, onde não houve nenhuma festividade em praça pública.

Nossa reportagem procurou o comandante do 1º Pelotão de policiamento do 16º BPMI de Fernandópolis, o tenente Ronaldo Vila, explicou que o policiamento ostensivo a pé ocorreu especificamente em virtude da virada de ano. “Nós recebemos 24 policiais militares ainda em formação para reforçar a segurança no dia 31 e madrugada do dia 1º. Metade desse contingente esteve nas Avenida Expedicionários Brasileiros e outra metade foi deslocada para Macedônia (6) e Mira Estrela (6)”, contou Vila.

Os policiais, de são José do Rio Preto, estão na segunda etapa do curso de soldado. Após concluir o módulo básico dentro do quartel eles cumprem mais quatro meses no modo especializado, chamado de estágio operacional, quando vão para as ruas vivenciar na prática a rotina de um policial militar.

Segundo o tenente, os 24 policiais estagiários, que foram supervisionados pelos sargentos Parreira, Paulo (Macedônia) e Nalin (Mira Estrela), iniciaram o policiamento ostensivo às 18h do dia 31 e cessaram às 2h do dia 1º. Eles registraram duas ocorrências por porte de drogas, uma em Fernandópolis e uma na região. Com foco na fiscalização de trânsito, em Fernandópolis eles prestaram oito auxílios ao público, fiscalizaram 68 veículos e abordaram 113 pessoas tendo ainda seis ocorrências de orientação.

LEI DA AVENIDA

Em vigor desde junho de 2013, a Lei que regulamenta a venda e o consumo de bebida alcoólica, excepcionalmente, em toda a extensão das avenidas Expedicionários Brasileiros e Augusto Cavalin, bem como na mesma extensão das vias paralelas à Avenida Expedicionários Brasileiros (Avenida Manoel Marques Rosa e Avenida José Camargo Arruda) e na extensão de 100 (cem) metros das vias transversais, limitando-se às vias paralelas, teve seu cumprimento intensificado no final de ano pela Polícia Militar.
No últimos dias do ano muitos que já haviam até se esquecido da lei de autoria do vereador Gustavo Pinato foram lembrados pelos próprios policiais, responsáveis pela fiscalização. Os agentes de segurança pública visitaram vários estabelecimentos orientando os comerciantes a não venderem bebidas alcóolicas após o horário que determina a Lei (23h) e aqueles que consumiam as bebidas na avenida. “O principal foco da PM é o trânsito e o atendimento ao público, mas estamos sempre fiscalizando o cumprimento da lei. Neste final e ano o policiamento foi intensificado e os relatório foram feitos e encaminhados à Prefeitura que é quem realiza as multas cabíveis. Vale lembrar que nos horários noturnos o policiamento fica reforçado com a Atividade Delegada e a Atividade Dejen - Diária Extraordinária para Jornada Especial”, concluiu Vila.