Foi publicada nesta sexta-feira o afastamento do coordenador regional do Programa Escola da Família, Neuclair Félix, de Fernandópolis. O professor havia sido detido durante a Operação Bolsa Fantasma, desencadeada pela Polícia Federal de Jales que investiga fraudes nos programas “Escola da Família”, do Governo de São Paulo, e do FIES, do Governo Federal. Foi feita uma varredura na FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis e na sede da DRE – Diretoria Regional de Ensino.
No mesmo dia pela noite, Neuclair foi liberado após ser ouvido juntamente com uma funcionária da Fundação. O presidente da FEF Paulo Nascimento que teve prisão temporária de cinco dias decretada pelo juiz Evandro Pelarin também conseguiu ter a pena substituída para prisão domiciliar após intervenção da OAB.
O escândalo deixou os fernandopolenses estarrecidos, principalmente pelo fato do governador Geraldo Alckimin, ainda sem total informação sobre o caso, ter declarado que se for comprovado o crime contra o patrimônio público a Fundação Educacional de Fernandópolis poderá ser descredenciada do Programa Escola da Família culminando na perda das bolsas por parte dos estudantes. “Não tenho informações detalhadas, mas investigação é fundamental nesse caso. Se houver algum desvio, a faculdade será descredenciada e responderá por isso”, disse o governador na ocasião”, disse o governador.
NEUCLAIR FÉLIX NASCIMENTO
Neuclair nasceu na cidade de Meridiano; é filho de Elza e Nelson Felix Nascimento. Formado em Letras, iniciou no magistério em 2002 no Colégio COC de Fernandópolis. Em 2003, foi escolhido para ser o coordenador do Programa Escola da Família na Diretoria de Ensino de Fernandópolis.
Em 2005, foi aprovado em concurso público pela Secretaria da Educação de São Paulo.
Em 2008, foi convidado pelo Instituto Ayrton Senna para ser formador de professores das oficinas nas escolas de tempo integral, função que desempenha até os dias atuais.
Há quatro anos trabalha no período noturno, colaborando com a administração da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, onde estabeleceu uma parceria de sucesso com o Programa Escola da Família.