UNATI vence Prêmio de Inovação Social com proposta de reinserção social

O 1º Prêmio de Inovação Social é promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

UNATI vence Prêmio de Inovação Social com proposta de reinserção social

Na última quarta-feira, 10, a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade-, de Fernandópolis recebeu um presente de natal antecipado. Com projeto cujo tema foi “Acolher para Incluir” a entidade fernandopolense ficou com o primeiro lugar do Prêmio Inovação Social na categoria Proteção Social Básica, dentre todas as entidades inscritas do Estado de São Paulo. O concurso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Na segunda-feira, 15, um evento simbólico deverá marcar a entrega do prêmio na sede da entidade fernandopolense. “Recebemos a notícia com muita alegria pois esse prêmio pode nos abrir portas no futuro e é uma forma de reconhecimento para coroar o trabalho que desenvolvemos diariamente”, contou Maria José Pessuto Cândido, presidente da UNATI.

O projeto elaborado pela UNATI discorria sobre o trabalho de acolhimento e reinserção social com pessoas em débito com justiça. Até o momento a UNATI beneficiou 10 pessoas, que além de cumprir suas penas alternativas prestando serviço à comunidade tiveram melhora na saúde e qualidade de vida. Na descrição da proposta da UNATI constava que “com a implantação do Projeto as seis pessoas, sendo dois adultos e quatro idosos, que passaram pela UNATI, para cumprir PSC - Prestação de Serviço Comunitário, relataram que a experiência foi muito positiva, pois houve mudança expressiva em suas vidas porque aprenderam a conviver melhor em sociedade, adquiriram novas habilidades e puderam retornar à sua vida normal rompendo com os motivos que os levaram a cumprir a medida judicial”, diz o texto.

De acordo com a presidente Maria José, ela presenciou a mudança nas pessoas dia após dia. “Um idoso que se encontrava em profunda depressão, há meses sem sair do quarto, teve de prestar o serviço comunitário na UNATI e mudou da água para o vinho. Ele diz que foi nós que salvamos a vida dele. É um trabalho inovador e valoroso”, contou ela lembrando que atualmente existem duas pessoas cumprindo pena judicial na UNATI, um que presta serviço de banco e outro que colabora coma faxina na sede.

No projeto, a presidente fez questão de citar que “a Unati de Fernandópolis tem um diferencial das outras UNATIs existentes no Brasil. Todas nasceram dentro da própria universidade e se limitam a atender alunos que queiram cursar aulas na própria universidade. Em Fernandópolis nascemos “fora” dos portões da universidade, pois quando tentamos abrir uma Unati aqui não fomos compreendidos pelos dirigentes. Como o sonho era maior a incompreensão não foi barreira, foi sim trampolim. Criamos a Unati de fora para dentro, pois hoje somos reconhecidos pelas duas universidades que são nossas parceiras, temos lá 41 alunos com meia bolsa que serão bacharelados e poderão exercer nova profissão quando se aposentarem e nos tornamos um campo fértil para estágios em Terapia Ocupacional , Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia. E o que é mais inovador, em todo esse universo de atividades: abrimos nossas portas para receber em nosso meio, adultos e idosos para cumprir medida de Prestação de Serviços à Comunidade, numa parceria com o Poder Judiciário”.

O I Prêmio de Inovação Social consiste no reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil atuantes mediante repasses diretos e indiretos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, voltadas à inovação social com atuação no Estado de São Paulo.

Considera-se "inovação social” a implementação de novos métodos, modelos, processos, tecnologias, produtos e serviços ou de métodos, modelos, processos, tecnologias, produtos e serviços antigos porém implementados de forma inovadora, que induzam a função pública e inclusão social, geração de trabalho e renda e, sobretudo, promovam a qualidade de vida das pessoas contribuindo para o trabalho de desenvolvimento social do Estado de São Paulo.