A Prefeitura de Fernandópolis foi informada pelo Ministério da Previdência Social de que seu CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária - foi renovado até Junho de 2015. O documento atesta que, o município de Fernandópolis, segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. Além disso, é essencial para que o município celebre convênios e receba recursos da União.
Mais de 30 itens são avaliados para que o município esteja certificado. Para o presidente do Instituto de Previdência Municipal, Sérgio Pasqual Teixeira, a renovação é resultado de um esforço conjunto. “Esse certificado é de grande importância para o município e devemos isso aos esforços conjuntos do IPREM, Câmara Municipal e principalmente da prefeita Ana Bim, que tem feito o pagamento do parcelamento religiosamente”, disse.
O CRP é uma certificação essencial para a gestão de qualquer município, funcionando como uma espécie de certidão negativa. É sempre exigido como condição para que o município receba recursos da União; na celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes; na concessão de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos da União.
Durante os primeiros meses de 2013 a Prefeitura de Fernandópolis ficou impossibilitada de firmar convênios com o governo federal por estar inserida no CAUC - Cadastro Único de Convênios -, uma espécie de Serasa das prefeituras, mas a situação foi regularizada pela administração municipal logo que possível.