O ano chegou ao fim e até então nada dos uniformes escolares serem entregues. Inconformado com a situação, o vereador Gustavo Pinato (PPS) apresentou o requerimento de número 509/2014 pedindo informações sobre a data de entrega dos uniformes no ano passado e os motivos que levaram a Prefeitura a não entregar o kit esse ano.
"As escolas cobram que os alunos vão de uniforme para a aula. Só que a prefeitura não está fazendo a sua parte. Assim como a merenda é indispensável o uniforme tem que ser considerado indispensável também. É uma vergonha estarmos no mês de dezembro e nossas crianças ainda estarem sem os uniformes", disse o vereador.
Em 2013, os uniformes chegaram apenas no mês de novembro. Irregularidades e impugnações em licitações tornaram o simples ato de distribuir uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino num verdadeiro martírio. Os seis mil alunos da rede municipal de ensino de Fernandópolis passaram o ano letivo inteiro com uniformes velhos.
Talvez, por acreditar que os “novos” uniformes entregues no fim do ano letivo anterior ainda estejam em boas condições, e que devem realmente estar, a Prefeitura não tenha se manifestado sobre o assunto este ano.
De acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente -, o direito de cada aluno receber uniformes é facultado, ou seja, não existe tal obrigação, restando a cada escola seguir seu próprio regimento.