O vereador Gustavo Pinato recebeu na última semana as respostas da Prefeitura acerca de seus dois requerimentos pedindo melhorias no trânsito de Fernandópolis. O vereador havia requerido na sessão ordinária do último dia 11, informações sobre a aprovação ou não da simulação de implantação de mão única de direção nas Ruas Rina Gerardi de Genova e Umbelina Correia, no trecho entre a Avenida Amadeu Bizelli e Avenida dos Arnaldos e sobre um outro requerimento questionando a possibilidade de realização de estudo por parte da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Postura Urbana, coma finalidade de promover a melhoria das condições de tráfego da Avenida Geraldo Roquete, no trecho que corta o Jardim Cambaúva, com implantação de mão única de direção ou ondulação transversal.
Em ambas respostas, a Secretaria não afirmou com precisão se serão executadas obras no sentido de melhorar o trânsito. Em reposta à primeira propositura do vereador, o secretário de trânsito Ricardo Henrique Corrêa disse que sua secretaria está guardando a conclusão dos trabalhos da Comissão criada para emitir parecer sobre a viabilidade da alteração proposta. No ofício ele cita que “caso esta comissão aprove a implantação da mão única, será efetivada respeitando o planejamento dos trabalhos da equipe de sinalização e a disponibilidade de recursos materiais que deverão ocorrer no próximo ano”.
Já em relação à possibilidade de implantação de mão única ou de uma ondulação transversal, a popular “lombada” na Avenida Geraldo Roquete, no trecho que corta o Jardim Cambaúva, Corrêa acenou com uma resposta negativa a uma das possibilidade. De acordo com ofício de resposta ao requerimento, dificilmente será possível implantar o sentido único de direção, no entanto, um quebra-molas poderá ser a solução para melhoria das condições de tráfego do local. “Após vistoria no local, ficou demonstrado pelas condições da geometria dos sistema viário que a implantação de mão única de direção se torna uma solução de difícil viabilidade. Portanto, a construção da ondulação transversal é de fato a melhor solução para resolver os problemas de segurança no local”, disse ele por meio do ofício.
O empresário que fez a solicitação ao vereador, Fábio Topan, da Casa Premiun, explicou o que lhe levou a procurar o vereador. “Temos as duas lojas estabelecidas na avenida, uma de frente para outra e os vendedores e clientes atravessam frequentemente a rua. O perigo é que os motoristas passam por aqui em alta velocidade sem respeitar a faixa de pedestre que existe em frente à Igreja Renovada”, contou o empresário, lembrando que um quebra-molas traria mais segurança.
O chefe da pasta acrescentou ainda que a construção será incluída no planejamento da Secretaria de Trânsito para execução assim que haja disponibilidade da equipe de sinalização e de recursos materiais.
Ricardo Correa vem sendo frequentemente elogiado pelas ações no trânsito de Fernandópolis e atenção aos requerimentos por parte da Câmara Municipal.