Natal de Fernandópolis terá Papai Noel, garante Prefeitura

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Natal de Fernandópolis terá Papai Noel, garante Prefeitura

Desde que o CIDADAOnet trouxe, na quarta-feira, 12, a notícia, em primeira mão, de que a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis – que sempre foi a responsável pela vinda do “Papai Noel”, havia comunicado a Prefeitura de que não participaria dos festejos de fim de ano, o sentimento de preocupação da população e principalmente dos comerciantes, de que o “bom velhinho” não viesse à cidade esse ano se espalhou. 
Uma semana depois, a Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que “sem Papai Noel a cidade não fica”.  A comissão organizadora do evento, formada por funcionários públicos municipais, assumiu a responsabilidade e manterá a tradição de fim de ano.  
Fora isso, já foi iniciada também a decoração de Natal no Centro da cidade e com novidades. A decoração dos postes foram finalmente trocadas. Muita gente reclamava que há anos os enfeites não eram trocados e agora 90 postes receberão nova roupagem.
Serão 16 árvores com bolas e refletores, uma árvore especial de neve, decoração no portal e uma árvore, no espelho d’água de nove metros de pura luz.
O CASO 
Na quarta-feira, 12, a ACIF enviou um e-mail à Prefeitura comunicando que não participará dos festejos de fim de ano. O comunicado teria pego a comissão organizadora da festa natalina, que já está com o orçamento apertado, de surpresa, uma vez que a ajuda da ACIF era dada como certa, já que o comércio é privilegiado com a movimentação no horário especial de atendimento.
A justificativa da Associação Comercial para não participar de uma das datas mais importantes do comércio local, é a falta de recursos em decorrência da reforma do prédio da instituição.
“Este ano, estamos com dificuldades para realizar o evento da chegada do Papai Noel e a decoração da casinha na praça, bem como a entrega da chave para o bom velhinho. Devido a nossa reforma (por força da lei da acessibilidade) estamos com recursos escassos e também por termos efetuado uma adequação no quadro de colaboradores, nossa equipe está muito enxuta. Caso a Prefeitura tenha interesse e condições, pode ficar à vontade para coordenar o evento, lembrando que o comércio atenderá em horário especial a partir do dia 10 de dezembro”, respondeu o superintendente da ACIF, Geraldo Pedro Paschoalini aos questionamentos da Prefeitura sobre a participação da entidade no evento.
CONVÊNIO 
Desde o começo da gestão, a equipe da prefeita tenta com o Ministério da Cultura uma verba para a decoração de Natal. A cidade de Votuporanga, por exemplo, já possui o convênio que tem o prazo de dois anos. A cada ano a cidade recebe R$180 mil para investir na decoração natalina e assim movimentar o comércio e o turismo nos municípios.
De acordo com a administração Municipal, a cidade não conseguiu celebrar o convênio até então por conta das dívidas municipais. Além disso, um dos quesitos para conseguir o convênio é provar que o evento é ininterrupto. Por isso, o evento de Natal da cidade deste ano continua com o mesmo nome: Encantos de Natal.