Na semana passada cidadaonet destacou a recorrente cobrança do vereador Maurílio Saves ao presidente da Câmara Municipal Chico Arouca quanto ao respeito ao regimento da Casa, no que tange ao uso do microfone. O presidente por várias vezes interrompia o pronunciamento dos demais vereadores aproveitando-se do microfone de presidente, aparteando de forma que fere ao regimento interno da Câmara, que diz que o vereador somente pode apartear um discurso caso o aparte seja concedido pelo orador e para isso deve utilizar o microfone específico de aparte.
E a cobrança parece ter surtido efeito, já que na sessão desta terça-feira, 11, a 26ª do ano, o presidente Chico Arouca se levantou de sua cadeira e se dirigiu até o microfone de aparte utilizando-o como os demais vereadores, esperando pela concessão do aparte pelo orador, que na primeira vez, por ironia do destino foi do próprio Maurílio Saves que fez a cobrança pelo respeito ao regimento.
Os dois chegaram a discutir calorosamente no mês passado quando Maurílio pediu para que o vereador utilizasse o microfone correto assim como os demais colegas parlamentares.
“Presidente, o senhor não pode ficar usando seu microfone quando quiser. Primeiro que se quiser apartear deve usar o microfone de aparte e segundo que duramente as explicações pessoais não existe aparte. O senhor está desrespeitando o regimento interno. Fica me interrompendo para falar que tudo não vai dar certo. Temos que ser mais unidos, mudar o discurso”, disse Maurílio na ocasião.