Brasilândia receberá Prefeitura Cidadã em comemoração a aniversário

Compartilhe -

Brasilândia receberá Prefeitura Cidadã em comemoração a aniversário

A Prefeitura de Fernandópolis realizará no dia 08 de Novembro,  a partir das 8h, mais uma edição do projeto“Prefeitura Cidadã”. Desta vez o evento será na Brasilândia, em comemoração ao 76º aniversário do bairro. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas levando diversos serviços gratuitos e muita diversão à população na Praça do bairro.

 

A Secretaria do Meio Ambiente estará presente com orientações de Educação Ambiental e doação de mudas, frutíferas e ornamentais. A de Agricultura estará presente com distribuição de frutas e legumes.Haverá também atividades esportivas e recreativas com crianças e adolescentes e diversos brinquedos através da Secretaria de Esportes. A Secretaria de Cultura estará presente com artesanato, Exposição de Fotos e apresentação musical com o projeto “Os Sonhadores” e a OSFER – Orquestra de Sopros de Fernandópolis.

 

A Secretaria de Saúde realizará coleta de exame PSA - Prova do Antígeno Prostático, verificação do Índice de Massa Corporal, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, cadastro de mamografia, avaliação de Câncer Bucal e orientações odontológicas, orientações quanto saúde do homem e saúde sexual e teste rápido (HIV, Sífilis, Hepatites). A equipe do Centro de Controle de Zoonoses também estará presente orientando sobre a Campanha de Vacinação. O posto de vacinação do bairro é a Escola Estadual Fernando Barbosa Lima.

 

A secretaria de Educação levará algumas apresentações, entre elas, da Fanfarra dos alunos da Escola Melvin Jones.A Secretaria de Assistência Social e Cidadania levará serviços de beleza através da Casa Aprender e outras atividades por meio dos CRAS e CREAS.

 

O “Prefeitura Cidadã” é uma versão madura e incisiva do projeto “Ação Cidadão” criado em 2006, com o apoio da prefeita Ana Bim. O projeto tem o apoio da Pastoral da Saúde, Sabesp, Tiro de Guerra, OSFER e Os Sonhadores.

 

Brasilândia

No mapa geral do Estado de São Paulo, elaborado em 1920, a região Noroeste Paulista era chamada de "Sertão de Rio Preto". A cor verde que representada a região no documento cartográfico não deixava dúvidas: há menos de cem anos, éramos a Amazônia de São Paulo.

Foi a ocupação de terras, iniciada poucos anos depois da publicação daquele mapa, que mudou esse quadro. Pioneiros voltaram os olhos para a área onde hoje está Fernandópolis. Entre eles, estava um italiano chamado CarlosBarozzi.

O então jovem desbravador fixou-se na cabeceira da chamada "Gleba Marinheiro", uma das quatro grandes glebas que se estendiam do Rio Grande até a região onde depois surgiria o município de São João das Duas Pontes -as outras glebas eram Pádua Diniz, Santa Rita e São Pedro.

Barozzi veio da cidade paulista de Eliziário, próxima de Catanduva. Em1930, ele trocara sua casa por terras na gleba Marinheiro, de propriedade de Victor Garbarino. Brasilândia começava a nascer.

Fixou-se com a família nos 93 alqueires adquiridos. Em 10 de novembro de1938, era fundado o Patrimônio da Brasilândia. Meses depois, bem pertodali,a área de propriedade do baiano Joaquim Antônio Pereira se transformaria na "Vila Pereira". Os dois povoados eram concorrentes, rivais até.

Embora Brasilândia fosse mais velha que Vila Pereira, quis o destino que,em 1939, eclodisse a 2ª Guerra Mundial. Quando o Brasil entrou na guerra,do lado dos aliados, os integrantes do Eixo - Alemanha, Japão e Itália -passaram a ser vistos como "inimigos".

O governo brasileiro estabeleceu uma série de restrições à vida civil dos imigrantes desses países em território nacional brasileiro. Isso impediu que o italiano Carlos Barozzi, entre outras coisas, pudesse outorgarescrituras de propriedade dos imóveis que comercializava com as famílias adventícias. Assim, esses pioneiros, em sua maioria, optavam por erigir suas residências e casas comerciais na Vila Pereira, onde o fundador,brasileiro de nascimento, não sofria qualquer restrição ou impedimento.

Com a união das duas comunidades, proposta em 1943 pelo interventor Fernando Costa, Brasilândia passaria a ser um bairro de Fernandópolis (nome que homenageou o interventor paulista). Um bairro histórico, aliás, uma vez que é o berço da nossa cidade.