Ana Bim e Zambon participam de reuniões em SP e expõem edital

Compartilhe -

Ana Bim e Zambon participam de reuniões em SP e expõem edital

A prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, o vice-prefeito José Carlos Zambon, que também é presidente da ZPE Paulista, e o procurador jurídico Marlon Santana estiveram em São Paulo na última segunda-feira, 20, participando de reunião com membros do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.

Nessa reunião também esteve presente o secretário executivo do CZPE, Gustavo Saboia. Foram discutidas as últimas adequações ao edital de licitação da ZPE Paulista, que será implantada em Fernandópolis. Cerca de 98% do texto já está concluído: "Os 2% restantes se referem à gradação das multas a serem eventualmente aplicadas", explicou Zambon.

Na quarta-feira, 22, o presidente da ZPE Paulista enviou o texto definitivo para o Conselho Nacional, para deliberação final, a cargo do grupo técnico da Secretaria Executiva do CZPE. Até a primeira quinzena de novembro, o edital deverá ser encaminhado ao Conselho de Ministros, para o referendo.

 

EMPRESÁRIOS

 

Outra reunião, durante a viagem a São Paulo, aconteceu no Korea Business Center, com a presença de Guilherme Piereck, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Inter-AmericanDevelopment Bank), e do representante da Investe São Paulo, Sérgio Rodrigues Costa. A Investe é uma agência paulista que cuida da promoção de investimentos e competitividade em parques industriais e ZPEs, contando com o ConnectAmericas, um programa (site) que traça perfis das empresas e gera logística de exportações.

Também o empresariado coreano compareceu ao encontro: a empresa Kotra, através de JoonseobKwon, representou os capitães de indústria sul-coreanos. O presidente da Zona Livre de Economia da Coreia do Sul, SunminYoon, explicou como funciona essa zona livre no país asiático.

"Abrimos um canal de informações sobre a nossa ZPE para os investidores internacionais", comemorou o presidente José Carlos Zambon.

O vice-prefeito prosseguiu: "Além disso, o Sérgio (da Investe São Paulo) vai nos aproximar do empresariado paulista". No final, os fernandopolenses trocaram conceitos e informações com representantes de ZPEs do Ceará, Bahia, Piauí e Minas Gerais. "Esse intercâmbio é fundamental para o sucesso dos empreendimentos", opinou a prefeita Ana Bim.

 

 

 

-

Cônsul japonês virá a Fernandópolis em março

 

O cônsul geral do Japão no Brasil, Noriteru Fukushima, virá a Fernandópolis no início de março de 2015. A informação foi confirmada na última quarta-feira, 22.

Fukushima, de 54 anos, deverá se reunir com a colônia japonesa da região. A Unicastelo e a FEF, parceiras no convite ao diplomata, serão as anfitriãs do visitante.

O contato foi a primeira ação concreta do advogado MasatoNinomiya, que em setembro esteve em Fernandópolis e foi convidado a ser o "embaixador da ZPE Paulista no Japão". Masato esteve com o cônsul em São Paulo, e revelou que o representante do governo nipônico manifestou "grande interesse" em conhecer a região e obter informações de ordem econômica que subsidiem investimentos dos japoneses no Noroeste Paulista, especialmente na ZPE.

Para José Carlos Zambon, isso é auspicioso: "Estamos nos aproximando dos chamados &39;tigres asiáticos&39;, já que hoje em dia não é possível pensar na economia internacional sem a participação deles", justificou.