A Prefeitura de Fernandópolis solucionou um problema ambiental e outro econômico com um único decreto, publicado na manhã desta quarta-feira, 22, em diário oficial. Nele o município garantiu a permanência de uma grande empresa na cidade e eliminou um depósito irregular de entulho.
A ação se deu após uma sacada do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Ortunho, vislumbrando a possibilidade de solucionar o problema da Transportadora Aragão Barbosa LTDA, que sofreu uma ação de reintegração de posse, após revogação do decreto, ilegal feito pelo ex-prefeito Luiz Vilar, que concedia a empresa uma área no Distrito Industrial III.
Para não perder uma geradora de empregos e divisas do município, Ortunho, a pedido da prefeita, saiu em busca de uma área que atendesse a demanda da transportadora. Sabendo de um antigo problema ambiental, instalado pela ingerência de administrações passadas, relacionado a uma área do município na Rua Pernambuco, que havia se tornado depósito de entulho, o secretário propôs a empresa uma solução para as duas pendengas.
“O município já havia sido multado por causa daquela área e seria novamente se não encontrássemos uma solução. Acontece que para promovermos a remoção do entulho teríamos que despender de recursos, que, como todos sabem, estão escassos. Então levei o proprietário da Aragão ao local, expliquei a situação e ele demonstrou interesse. Feito isso encaminhei o pedido ao conselho (PRODESF) que aprovou a demanda”, explicou o secretário.
Reportagem completa na edição de sábado do CIDADÃO.