A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira,16, em Fernandópolis, no IPREM – Instituto de Previdência Municipal - documentos relacionados operação “Fundo Perdido”, que investiga uma quadrilha que fraudava regimes próprios de Previdência Social.
A ação em Fernandópolis fez parte da segunda fase da operação, que ainda cumpriu mandados de busca e apreensão de documentos em institutos de Previdência de Santa Fé do Sul e Populina. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo e abrange também Guarulhos, Suzano, Osasco, Araras e Porto Ferreira.
FUNDO PERDIDO
A operação foi deflagrada inicialmente em 11 de março na Grande São Paulo e em Rio Preto. A segunda fase, investiga o envolvimento de agentes públicos nas fraudes.
De acordo com a PF, a quadrilha havia constituído uma empresa de consultoria financeira. Seria para indicar as melhores opções de investimento aos institutos de previdência, com objetivo de complementar as aposentadorias dos servidores municipais.
Contudo, a consultoria, além de ser contratada pelos municípios em razão de fraudes em licitações, também repassava parte dos ganhos ilícitos que obtinha no mercado financeiro aos gestores dos institutos de previdência, configurando crime de corrupção.