Prefeitura de Fernandópolis diz que aguarda por emendas parlamentares
Pela segunda vez no ano a vereadora Neide Garcia requereu na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 13, informações objetivando esclarecer se a Prefeitura já conquistou recursos financeiros para instalação de academia ao ar livre com equipamentos destinados às pessoas com deficiência física e pessoas portadoras de necessidades especiais.
No dia 18 de março a vereadora já havia feito um requerimento para saber se havia a pretensão por parte da Prefeitura, que não possui uma Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a exemplo de Santa Fé do Sul. No documento, a vereadora lembrou que o requerimento era em atendimento a uma indicação feita por ela no dia 20 de junho de 2013. “A prática de exercícios é fundamental para a reabilitação física e psicológica de quem tem limitações de movimento, assim uma academia ao ar livre proporcionará oportunidade de inclusão social e benefícios físicos para essa parcela da população que não pode se beneficiar de uma academia comum, porque os equipamentos exigem uma série de adaptações”, disse Neide, à época.
Em resposta ao primeiro requerimento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informou que “existe a real pretensão e que em relação ao prazo de execução há necessidade de parceria através de emendas parlamentares que atualmente destinam projetos para tal finalidade”.
No último dia 30, as Prefeituras da Estância Turística de Santa Fé do Sul e de Jales inauguraram suas academias ao ar livre para pessoas com deficiência que foram conquistadas por meio de convênio entre a Prefeitura e o governo do estado de São Paulo (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Ambas as inaugurações foram realizadas no mesmo dia com a presença do chefe de gabinete da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara, Alexandre Artur Perroni.
Entre os aparelhos e equipamentos instalados estão: máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist que permitirão ao deficiente, fortalecer sua musculatura, sem causar danos físicos.
Em entrevista ao CIDADÃO nesta semana, Neide Garcia adiantou que já indicou o local mais adequado para que a academia seja instalada, caso seja conquistada. Para a vereadora, o local mais adequado seria próximo ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, na Praça Cesar Azadinho (do Teatro), ao lado do play ground, construído em homenagem ao filho do empresário Gustavo Sisto, Enzo Sisto, vitimado por uma meningite em 2011.