O Tiro de Guerra de Fernandópolis percorrerá no próximo sábado 11, os estabelecimentos comerciais da cidade, onde há venda de bebidas alcóolicas, para instrução de donos e funcionários. O intuito é garantir o cumprimento da lei estadual nº 14.592, de 19 de outubro de 2011, que regulamenta a fiscalização da proibição de vender, oferecer, fornecer, entregar ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.A ação é parte do Projeto Fernandópolis Cidade Responsável.
Os 43 atiradores foram capacitados para orientar donos e funcionários a solicitarem documento de identidade para jovens que aparentem ter menos de 25 anos de idade e distribuir cartazes informativos e termos de compromisso. O cartaz indica a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e deverá ser fixado próximo ao caixa, em 100% dos estabelecimentos. O termo de compromisso reforça a mensagem e incentiva o dono do estabelecimento a agir de maneira consciente e responsável.
O Projeto Fernandópolis Cidade Responsável é realizado pela prefeitura de Fernandópolis (SP), secretarias e sociedade civil, com parceria da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e consultoria técnica da Lynx Consultoria. Todas as ações contam com desenvolvimento de material didático e de comunicação específicos. Ao final, será sistematizado o Guia da Cidade Responsável, que deverá embasar a implementação do projeto em outros municípios do país.
Para alcançar o público-alvo o projeto foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do período de mapeamento e pesquisa sobre o contexto local, as ações foram desdobradas em cinco pilares de atuação: Educação; Saúde; Locais de Compra; Locais de Consumo; Comunidade. Para cada pilar estão previstas capacitações e ações específicas, de acordo com seu público-alvo e objetivo estratégico.
Sobre a CervBrasil
Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado. Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.
Sobre a Lynx
Criada em 2005, a Lynx Consultoria atua na criação e implantação de projetos socioambientais, tendo como um de seus focos prioritários a prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida. Em 2011, elaborou e implantou o Movimento Pé no Chão, projeto de prevenção do consumo de álcool por menores de idade em parceria com as secretarias da Saúde e da Educação e com a subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado de Paulo.