Termina hoje o prazo para proprietários de terras rurais entregarem a declaração do Imposto Territorial Rural 2014. O SIRF - Sindicato Rural de Fernandópolis está disponibilizando novamente o serviço para preenchimento da guia do ITR, para seus associados.
São obrigados a apresentar a declaração proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural, exceto o imune ou isento.
O ITR, como é chamado, é o imposto que incide sobre os imóveis localizados fora das áreas urbanas dos municípios. Quanto maior a área da propriedade rural e menor o grau de utilização, mais alta é a alíquota a ser paga. Isso serve para desestimular os grandes latifúndios improdutivos, que ainda existem no Brasil.
Quem perder o prazo da declaração estará sujeito a apuração do imposto, além de multa e juros. “Quem não declarar dentro do prazo sofrerá uma multa de R$ 25 e seu imposto será corrigido. Se a pessoa não paga mesmo fora do prazo fica em débito com a Receita Federal podendo até cair em dívida ativa. Mas é bem raro isso ocorrer. Alguns até atrasam mas pagam”, explicou Nelson Gregorini, gerente do SIRF.