CATI realiza palestra para olericultores e fruticultores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CATI realiza palestra para olericultores e fruticultores

A unidade da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada, de Fernandópolis, promove hoje, 25, mais uma palestra voltada para os produtores rurais da região. Desta vez o tema será  a Olericultura e Fruticultura, orgânicas, cujas culturas reúnem  quase 500 produtores em toda área de abrangência da CATI (12 municípios).

A palestra técnica será realizada hoje à partir das 19h, na sala de reuniões da Casa da Agricultura de Fernandópolis como um dos mais renomados especialistas no assunto em todo Estado de São Paulo.  Hiromitsu Gervásio Ishikawa é engenheiro agrônomo e atua na CATI de Campinas.
“Em virtude da grande demanda de pedidos por parte dos integrantes da Associação de Produtores Rurais de Fernandópolis e da Cooperativa nós buscamos o senhor Hiromitsu para esclarecer as dúvidas dos nossos produtores”, contou a médica veterinária Flávia Vasques, chefe da CATI de Fernandópolis que no último mês trouxe um especialista em bananicultura pelo mesmo motivo.

De acordo com ela, as principais dúvidas são a respeito de como fazer a transição da produção normal (química) para a produção orgânica e como conseguir o selo de certificação profissional - O SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores. O certificado é concedido pela COAGRE - Coordenação de Agroecologia, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), é o setor do Ministério da Agricultura que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica-.
Além da palestra, está programada para esta sexta-feira, 26, pela manhã uma visita técnica na Chácara Maria Clarice, do presidente da Cooperativa de Produtores Rurais de Fernandópolis, Erisvaldo Souza Pires, olericultor que também é produtor de banana. A visita com o engenheiro Hiromitsu Gervásio Ishikawa só não ocorrerá caso chova no período matutino.

De acordo com a CATI, em sua região de abrangência existem aproximadamente 240 holericultores e 215 fruticultores.

Olericultura

A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. 

Fruticultura

A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com o intuito de comercializar o mesmo. A fruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, tanto considerando os aspectos econômicos e sociais, como por representar uma importante fonte de nutrientes. O Mercado de frutas do Brasil movimenta aproximadamente Us$ 100 milhões/ano. O Brasil hoje é o maior exportador de Laranja, principalmente em forma de suco, mas também destaca como um dos maiores exportadores de banana,mamão.

Produção Orgânica

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

 

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.