O programa Direção Segura - ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – flagrou 12 pessoas conduzindo sob efeito de álcool em Fernandópolis, no último final de semana.
As operações aconteceram nas Avenidas Expedicionários Brasileiros e na Líbero de Almeida Soares. No total, 206 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro) foram aplicados.
Os 12 condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e vão responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Quatro dos motoristas flagrados, além de receberem essas penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, esses condutores podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
AÇÃO INTEGRADA
Lançado no Carnaval de 2013, o programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Desde o lançamento, foram aplicados 21.462 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 2.165 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 382 cometeram crime de trânsito.
Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.