Advogado japonês visita prefeita e fala de ZPE

Compartilhe -

Advogado japonês visita prefeita e fala de ZPE

O advogado Masato Ninomyia visitou na manhã desta segunda-feira, 15, a prefeita Ana Bim, no Paço Municipal. Masato está em Fernandópolis na condição de "hóspede oficial", para proferir palestra na Semana Jurídica da Unicastelo, cujo tema é o direito previdenciário dos dekasseguis (brasileiros descendentes de japoneses que trabalham ou trabalharam naquele país). Durante o encontro com a prefeita, Masato disse que aceita humildemente o convite para ser o "embaixador da ZPE no Japão" e garantiu que fará o que for possível para aproximar a Câmara de Comércio japonesa dos organizadores da empreitada. "A exportação é o caminho natural para a economia brasileira", opinou.

O advogado, de 65 anos, veio para o Brasil com apenas cinco anos de idade. Seus pais lhe ensinaram a língua oriental. A primeira experiência como intérprete aconteceu quando o então jovem acadêmico de Direito, de apenas 19 anos, intermediou um diálogo entre o então prefeito de Fernandópolis, Percy Semeghini, e o governador de uma Província japonesa.

 Na ocasião, Masato estava em Fernandópolis pela segunda vez, na condição de monitor do grupo "Patrulheiros da Liberdade", uma ramificação do escotismo, que praticava em São Paulo. Quando o professor Theodomiro Monteiro do Amaral, chefe do movimento, se tornou delegado de ensino da Alta Araraquarense, trouxe o movimento para as cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Macaubal e Nhandeara. Os patrulheiros de São Paulo frequentemente visitavam a região.

 Depois de longa viagem Tóquio-São Paulo, da qual desembarcou na sexta-feira, 12, já no sábado pela manhã o advogado chegava ao aeroporto de Rio Preto, onde foi recebido por uma comitiva de fernandopolenses. Almoçou com a família do falecido comendador Mataso Kuroda e à tarde se reuniu com integrantes da colônia no Clube Tóquio. 

 No domingo, 14, participou de encontro com cerca de 25 ex-patrulheiros, e à noite, de um jantar organizado pelo vice-prefeito Joisé Carlos Zambon, atual presidente da comissão organizadora da Zona de Processamento de Exportações (ZPE Paulista).