INSS começa a pagar hoje 13º salário

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

INSS começa a pagar hoje 13º salário

O INSS começa a depositar, nesta segunda-feira, 25, a primeira parcela do 13º salário para cerca de 27 milhões de aposentados e pensionistas. O dinheiro vai sair com os benefícios relativos a agosto. Os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 724) e têm o número do benefício terminado em 1, desconsiderado o dígito verificador, após o traço.

Somente com o pagamento da primeira parcela do abono natalino, a Previdência Social vai repassar aos seus beneficiários R$ 13,9 bilhões. Para quem recebe acima do mínimo nacional, o dinheiro começa a sair em 1º de setembro. O pagamento dos benefícios relativos a agosto vai ser finalizado no dia 5 do próximo mês.

Vale lembrar que a antecipação do 13º salário é isenta do desconto do Imposto de Renda (IR), que virá apenas na segunda parcela, a ser paga entre novembro e dezembro, de acordo com o número do benefício.

Nem todos os beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário. Quem recebe o benefício assistencial (LOAS) não ganha o abono natalino. Quem se aposentou ou passou a receber pensão depois de janeiro vai receber o valor proporcional. O mesmo acontece com quem está afastado do trabalho e recebendo o auxílio-doença. Como o benefício é temporário, o valor é pago de acordo com o período de afastamento.

O QUE FAZER COM O DINHEIRO:

Diagnóstico

Antes de decidir qual destino dar ao 13º salário, economistas recomendam que o segurado do INSS detalhe ganhos e despesas, incluindo compromissos futuros, na ponta do lápis e conclua se está endividado, com o orçamento equilibrado ou se tem alguma reserva financeira e pode investir em alguma aplicação.

Pagando as dívidas

Se houver dívidas a pagar, a orientação é quitá-las com o 13º, dando preferência às que têm juros mais altos, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Negociação

Também é possível negociar um alongamento da dívida, com taxas de até 2,5% ao mês. Assim, é possível usar uma parte do dinheiro do 13º para pagar o débito e investir o restante numa aplicação.

Criando hábito

Mesmo que o segurado não disponha de muito dinheiro, vale a pena buscar o investimento para que ele crie o hábito de poupar.