Alguns moradores da COHAB João Pimenta estão inconformados com a poda drástica das árvores que compunham a paisagem da Praça José de Oliveira. Nesta semana, funcionários da Prefeitura de Fernandópolis estiveram no local e arrancaram sete árvores, dentre elas uma mangueira carregada de frutas ainda em desenvolvimento, bem como deixaram apenas o tronco de algumas.
Ao verem a destruição das árvores que eles próprios plantaram há 21 anos, quando nada existiam no local, alguns moradores utilizaram as redes sociais para expor a insatisfação. A técnica em enfermagem Neliane Prado Braida, 28, postou algumas fotos dos funcionários retirando os galhos e criticou. “População planta árvores em “praça” esquecida pela prefeitura há 21 anos na COHAB João Pimenta, buscam recursos do comércio ao redor e colocam bancos, e é nessas sombras que ficávamos as tardes e finais de semana quentes, e nelas também que nossas crianças brincavam. Depois de tanto reclamar pela pouca iluminação noturna a nossa ‘linda’ Prefeitura vem e em dois dias fazem esse estrago. O que mais dói é lembrar que todos as regavam com baldes todos os dias e quando estavam lindas fazendo uma sombra deliciosa cheia de ninhos de passarinhos, os ‘pau mandado’ destroem tudo e nós achando que seria só uma ‘póda’. Tudo bem que tem projetos para executar, só que elas além de estarem na calçada não tem fiação onde as mesmas foram plantadas”, postou.
Nós questionamos a Prefeitura sobre o motivo da poda tão drástica e qual o projeto a ser executado no local, já que alguns moradores disseram ter a informação de que mais uma academia ao ar livre seria implantada no local. “Já tem umas 20 academias dessas na cidade, pra que mais uma?”, questionou um dos populares à nossa reportagem que esteve no local.
Por meio de sua assessoria de imprensa a Prefeitura contrariou o que disseram os moradores e informou que “foi feita a poda a pedido dos moradores juntamente com o presidente da Câmara Chico Arouca que também solicitou a iluminação da praça que será efetuada em breve”.
Ainda em resposta, a Prefeitura explicou que “a praça estava muito escura ocasionando tráfico de drogas e encontros amorosos” e que “há vinte anos que nunca havia feito uma poda, por isso a poda teve que ser mais radical”, informou.
Nossa equipe de reportagem constatou empiricamente que sete árvores foram retiradas, no entanto, a Prefeitura comunicou que “foram retiradas três arvores que estavam condenadas e estourando a calçada e precisavam ser retiradas para colocar a iluminação”.
A Prefeitura realizou a limpeza do local e os moradores aguardam a implantação dos postes de iluminação.