Engenheiro da CATI ministra palestra hoje sobre bananicultura

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Engenheiro da CATI ministra palestra hoje sobre bananicultura

Hoje a partir das 19h30, na Casa da Agricultura, a unidade da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, em Fernandópolis, promoverá uma palestra voltada aos produtores de banana da região. Após várias solicitações por parte, principalmente dos produtores que integram a Associação dos Produtores Rurais de Fernandópolis, a médica Veterinária Flávia Vasques, chefe da CATI trouxe um especialista em bananicultura.

Trata-se do engenheiro agrônomo Agnaldo José de Oliveira, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, que atua na unidade de Jacupiranga. Renomado e expoente em bananicultura em todo país, o engenheiro visitou duas plantações de banana (Nanica e Maçã) em Fernandópolis na manhã desta terça-feira e deu dicas de manejo e controle de pragas.

À pouco ele esteve na Fazenda Santo Antônio, do bananicultor Marcos Antônio dos Santos e no Sítio Dois Irmãos de João Binhardi, ambas propriedades próximas a Meridiano. Os dois produtores integram a Associação de Produtores Rurais de Fernandópolis e tinham muitas dúvidas em relação à prevenção e tratamento de doenças nos bananais que tem sido atingido principalmente pela Sigatoka Amarela, doença fúngica que predomina principalmente em regiões de clima quente e que pode comprometer até 50% da produção.

Sobre os cuidados com o solo, primordial para se evitar as pragas em qualquer lavoura, o engenheiro soltou a seguinte frase: “Não existe planta doente, existe planta mal nutrida”, disse.

A visita técnica foi acompanhada por técnicos da CATI de Fernandópolis e de Jales, além de produtores da região. “Nós conhecemos o Aguinaldo (engenheiro) em um encontro em Jales no ano passado e em virtude da demanda da Associação convidamos ele para dar dicas e passar algumas instruções aos produtores da nossa região”, disse Flávia sobre a visita de Aguinaldo José de Oliveira.

A região (12 municípios) que são abrangidos pela CATI de Fernandópolis possui apenas cerca de 30 produtores de banana que são responsáveis por uma produção de aproximadamente 100 caixas de banana por alqueire, algo em torno de 2 mil caixas/mês.

O tema da palestra de hoje na Casa da Agricultura, que fica na Avenida 4, nº 1.015, terá o tema: “Encontro sobre Cadeia Produtiva de Banana. Ainda este ano, já está agendada pela CATI de Fernandópolis uma palestra com um especialista em olericultura e fruticultura orgânica de Campinas que estará em Fernandópolis no dia 23 de setembro.