Numa ação conjunta entre as secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura, teve início nesta segunda-feira, 18, o trabalho de limpeza e desassoreamento da Represa Beira Rio, situada na Avenida Augusto Cavalin, na zona norte de Fernandópolis.
As algas e taboas estão sendo retiradas com ganchos pelos funcionários, a partir de um barco cedido pelo Corpo de Bombeiros. Essas plantas passarão por processo de secagem e depois serão levadas para local ecologicamente adequado.
Segundo a secretária do Meio Ambiente Taís Moita de Oliveira, "se essa vegetação não for retirada, ela pode acabar cobrindo todo o espelho d&39;água, diminuindo o oxigênio e provocando a morte de peixes", justificou.
Taís explicou ainda que a retirada da areia do fundo tem como objetivo desassorear a represa, "que está diminuindo de tamanho por causa desse fenômeno; queremos revitalizar a represa do Beira Rio", disse.
O trabalho está sendo feito agora para aproveitar a estiagem: "a dragagem tem que ser efetuada antes do período das chuvas", explicou a secretária do Meio Ambiente. Na manhã desta segunda-feira, a prefeita Ana Bim visitou as obras e declarou que há tempos pretendia revitalizar a represa: "só aguardávamos o momento adequado", afirmou.