Mesmo com informação de rotas vazadas e disseminadas no “whats app”, foram quase 900 motoristas abordados nas blitz
Das 15h às 23h de quinta-feira, 14, a Polícia Militar do 16ºBPMI realizou mais uma operação de combate ao crime nas cidades de Fernandópolis, Votuporanga e Santa Fé do Sul. Ela foi batizada de “Liga de Delos”, em alusão à união dos Batalhões de São José do Rio Preto e Catanduva ao de Fernandópolis. A Operação Liga de Delos, contou com 650 policiais, 140 viaturas, 10 cães e um helicóptero Águia que sobrevoou principalmente os bairros Jardim Araguaia e Paraíso.
De acordo com balanço final da Operação divulgado pela PM, foram 26 pessoas presas. No entanto, o que mais chamou a atenção da população foi em relação às blitz realizadas em alguns pontos de grande fluxo de veículos como, por exemplo, nas avenidas Expedicionários Brasileiros e Getúlio Vargas além das alças de acesso à entrada da cidade.
Em relação aos bloqueios de trânsito, foram 851 condutores abordados, sendo 22 documentos de habilitações apreendidas, 430 autos vistoriados (21 removidos), 403 motos vistoriadas (oito removidas) três coletivos vistoriados e 15 cargas vistoriadas. Alguns motoristas evitaram as blitz já que a informação dos locais onde os policiais estavam vazou nas redes sociais e principalmente no aplicativo “whats app”. Até o fechamento da edição a PM não havia se pronunciado a respeito, no entanto, confirmou que o aparelho de quem fotografou o computador com as rotas já estava sendo rastreado.
A “Liga de Delos” teve como objetivo proporcionar a sensação de segurança a toda população, prevenido a ocorrência de crimes, com muitas abordagens, bloqueios de trânsito e saturação com viaturas policiais nos locais de maior incidência criminal.
BALANÇO FINAL
- Cinco estabelecimentos vistoriados
- 38 BO/PM lavrados
- Um Raia - relatório de averiguação
de incidente administrativo
- 26 pessoas presas/apreendidas
- 66.210 maços de cigarro apreendidos
- mais de R$ 114 mil em dinheiro e cheques apreendidos
- mais de 75 gramas de drogas (cocaína, crack e maconha) apreendidas
- Dois pés de maconha apreendidos
- Uma arma branca apreendida
- 817 buscas pessoais
- 60 autuações realizadas
- 28 bloqueios fixos
- 28 pontos de visibilidade
NOME DA OPERAÇÃO
“Liga de Delos” era uma Liga Militar da Grécia antiga (470 A.C), onde os exércitos das grandes cidades gregas, como Delos e Atenas, uniam-se para defender as cidades gregas contra os ataques do Império Persa. O nome da operação foi motivado pela união das policias nesta operação.