No final do mês passado CIDADÃO foi contatado por uma moradora do Bairro Alto das Paineiras sobre um poço ilegal em um terreno de posse da Prefeitura que oferecia risco iminente de um acidente com as crianças da localidade que brincam pelo local. Nós averiguamos o objeto da denúncia e destacamos o problema em nosso quadro “Foto da semana” exaltando a profundidade do poço, que fica na Rua Querino Belini, no Alto das Paineiras e tem aproximadamente 25 metros.
Posteriormente entramos em contato com a Prefeitura, que por meio de sua assessoria informou que “a referida área é de fato da Prefeitura e a pessoa que abriu o poço e fez plantações irregularmente no local será notificada com prazo para deixar a área voluntariamente. Após sua saída o poço será fechado”.
De acordo com a denunciante, que mora em frente o terreno onde existe uma pequena plantação de cana, o mecanismo para captação de água foi feito ilegalmente por um morador que se apossou da área ilegalmente e chegou a morar no local sem conhecimento do Poder Executivo Municipal. “Ele pediu o ligamento da água mas não conseguiu pois a terra não era dele. Aí ficou por isso mesmo e ele furou seu próprio poço”, contou a moradora.
Apenas algumas tábuas velhas servem como tampa para o poço e algumas crianças chegam a subir em cima para brincar, colocando a vida em risco. A população do local se mostrou indignada com a falta de solução e com o descaso da Prefeitura. “Faz uns dois anos que reivindicamos que tampassem esse poço, mas ninguém tomou providencia. Uma vez liguei lá (Prefeitura) e me disseram que ‘quem tem que cuidar de filho PE pai e mãe’”, contou.