Rogério Hamam se reúne com entidades em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Rogério Hamam se reúne com entidades em Fernandópolis

De maneira discreta o secretário estadual de Dsenvolvimento Estadual Rogério Haman (PRB) passou por Fernandópolis no início da noite desta terça-feira, 5. Embora Fernandópolis não tenha integrado sua agenda de visitas pela região, por intermédio de lideranças políticas ele participou de um encontro com presidentes de algumas entidades da cidade para ouvir sugestões e falar sobre recursos emperrados provenientes de sua secretária na assistência social.

O encontro que foi realizado na Casa da Criança, antigo centro espírita do senhor Raimundo, no Bairro Araguaia reuniu cerca de 30 pessoas. Ainda na terça-feira o secretário esteve nos municípios de Magda, São João das Duas Pontes e em Populina vistoriando obras e acompanhando de perto o andamento dos Programas Renda Cidadã, que auxilia famílias de baixa renda com um benefício financeiro temporário e o Programa Ação Jovem que visa manter o jovem na escola e resgatar aqueles que abandonam os estudos. Diante das visitas com prefeitos ele se mostrou satisfeito com a maneira com a qual os programas da Secretaria estadual de Desenvolvimento Social vem sendo desenvolvidos na região de Fernandópolis. “Esta região tem sido muito importante no desenvolvimento destas metas e o resultado está sendo satisfatório, fiquei muito feliz”, disse Hamam, que vai se reunir hoje em Aparecida d’Oeste, Três Fronteiras, Santa Clara d’Oeste e Santa Rita d’Oeste.

Sobre a reunião em Fernandópolis com presidentes de entidades o secretário explicou o que motivou o encontro. “Ouvimos as demandas, as necessidades de cada entidade para podermos inserir na próxima gestão algumas soluções para melhorar os recursos como, por exemplo, com o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente, do Programa São Paulo Voluntário que faz interface na oferta de voluntários para ajudar as entidades”, disse.

Questionado sobre a forma de ajudar uma entidade como o Parque Residencial São Vicente de Paulo, o asilo de Fernandópolis, que não pertence à Prefeitura, Hamam disse que o benefício vem em forma de doação por mei do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que aceita doações de pessoas física e jurídica com 6% e 1% do imposto de renda, respectivamente.

 

Renda Cidadã

O programa estadual Renda Cidadã foi lançado em 2001 e está presente em 644 municípios paulistas. Atualmente são cerca de 200 mil vagas distribuídas no Estado de São Paulo. O programa já beneficiou, até abril de 2014, mais de 736,8 mil famílias. O programa oferece apoio financeiro mensal de R$ 80,00 por família atendida além de atividades complementares como cursos de capacitação.

O período de atendimento no Renda Cidadã é de até 36 meses, mediante avaliação anual da Prefeitura, que verifica a cada 12 meses as condições e critérios para permanência da família no programa (índices de educação e saúde das crianças, além de presença nas atividades oferecidas, por exemplo).

Para ser inserida no Renda Cidadã, a família interessada precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a Prefeitura local para solicitar o seu cadastramento.

Ação Jovem

O Programa estadual de transferência de renda tem como objetivo estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. Atende estudantes de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, cuja renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa. É a prefeitura que cadastra, acompanha e descadastra o jovem beneficiário de acordo com os critérios do programa.

O Ação Jovem oferece apoio financeiro mensal de R$ 80,00 além das atividades complementares, como cursos de capacitação e preparação para o mercado de trabalho. De 2004 a 2014, o Programa Ação Jovem já beneficiou 442,3 mil jovens. Atualmente, o programa está em 642 municípios.