Secretaria de Trânsito resgata COMUTRAN e realiza primeira reunião

Compartilhe -

Secretaria de Trânsito resgata COMUTRAN e realiza primeira reunião

A Secretaria Municipal de Trânsito está resgatando o Conselho Municipal de Trânsito – COMUTRAN, que estava com as atividades paralisadas há anos. A nova formação do Conselho teve sua primeira reunião realizada na última quarta-feira 30, e além do Regimento Interno, foram discutidos alguns pedidos feitos por munícipes sobre alterações de trânsito.
 
O Conselho que hoje tem caráter consultivo foi formado inicialmente por 15 membros, representantes do poder público e da sociedade civil, porém, na reunião foi proposto pelo presidente do COMUTRAN e secretário de Trânsito Ricardo Corrêa, a inclusão de um representante do DETRAN, alteração aprovada por unanimidade. A reunião contou com a presença de 12 membros.
 
Corrêa lembrou que a participação do Conselho é de grande importância para as decisões da administração, “É uma forma de abrir um canal direto com a sociedade para um diálogo frequente sobre as questões de trânsito. Mas, é preciso lembrar que tudo que for discutido pelo Conselho será analisado posteriormente pela administração, pois existem outras questões que não apenas técnicas a serem consideradas, como disponibilidade financeira”.
 
Iniciando o debate sobre os pedidos feitos pela população junto a Secretaria de Trânsito foi discutida a implantação de mão-única nas marginais Litério Greco e Luiz Brambati. O tema dividiu opiniões e será debatido novamente na próxima reunião, para depois ser votado. Outra reivindicação  debatida, aprovada por unanimidade,foi à implantação de mão-única nas Ruas Porto Alegre, João Birolli, Francisco Arnaldo da Silva, Padre Canísio, Recife e Curitiba, entre as Avenidas Angelo Del Grossi e Rua Brasil. A implantação de mão-única nas Avenidas Castelo Branco, Eurides Fração e Geraldo Roquete, também foi proposta e aprovada.
 
Foi apresentado ainda um requerimento de moradores solicitando a implantação de mão-única de direção na Rua Rina Gerardi de Genova e por sugestão do Presidente do Conselho um representante dos moradores será convocado a participar da próxima reunião para expor o que motivou o pedido. A partir dessas considerações o assunto será colocado em discussão novamente para então ser votado.
 
Ao conselho também foram apresentadas várias solicitações de Carga e Descarga na área Central da cidade, ficando decidido que deverá ser fixado o horário das 07h as 10h, e que seja sinalizada toda a área, e ainda seja feita uma campanha educativa entre os usuários para conscientização.
 
“É preciso ressaltar que as alterações aprovadas podem levar um tempo para serem realizadas e que tudo será informado à população antecipadamente”, ressaltou o secretário de Trânsito.