Aberta consulta pública da ZPE; interessados participam do evento e garantem interesse

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aberta consulta pública da ZPE; interessados participam do evento e garantem interesse

Na manhã de terça-feira, 22, a Prefeitura e a AZPEF – Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis, realizaram, no CPP - Centro do Professorado Paulista, o lançamento do Edital de Licitação (modalidade concorrência do tipo maior oferta global) da ZPE Paulista de Fernandópolis com abertura de consulta pública de 15 dias (até 7 de agosto).

O lançamento, que a princípio, seria na sede da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em São Paulo, juntamente com a realização de um seminário para apresentação da ZPE para o empresariado paulista contou com a presença de autoridades e representantes de classe.

Aconselhado pelos membros do Conselho das ZPEs, Zambon explicou que o edital já está pronto, porém ficará por 15 dias aberto para consulta pública a fim de evitar transtornos futuros e possibilitar algum aperfeiçoamento que possa carecer o edital de licitação que irá transferir as ações da administradora da ZPE ao novo investidor e que terá de incorporar a área do grupo Arakaki, orçada em R$23 milhões. “Nós poderíamos já lançar o próprio edital, mas por sugestão do conselho nacional nós decidimos abrir apenas para consulta pública nestes primeiros 15 dias. Os interessados que detectarem alguma falha ou tiverem alguma sugestão para acrescentar ao edital poderão enviar suas opiniões por um link no site da prefeitura no “portal da transparência”. Após os 15 dias de consulta, nós vamos analisar as sugestões e em três ou quatro dias vamos editar a publicação oficial do edital para que os interessados possam participar do certame”, explicou.

Zambon disse ainda que o próximo passo  para a continuidade do projeto será a divulgação do edital para que haja interessados em gerenciar a ZPE paulista, que deve ter 10% dela instalada até julho de 2015 para que o projeto não seja cancelado. “Vamos realizar o seminário da FIESP conforme nos prometeram, vamos atrás dos empresários em São Paulo, vamos precisar do apoio da imprensa, da comunidade com as redes sociais e até mesmo os membros do Conselho já asseguraram que vão divulgar no site da entidade oficial. Temos um belo presente e, agora, basta embrulhá-lo bem”, finalizou o vice-prefeito que chegou a se emocionar por alguns segundos e foi aplaudido na sequência.

DIVULGAÇÃO

A prefeita Ana Bim poderia dormir mais tranquila em relação à divulgação da ZPE se já tivesse resolvido a questão da licitação e contratação de uma agência de publicidade para divulgar as ações do município, como manda a lei.

INTERESSE

Na oportunidade, mais uma vez Zambon informou que a Administradora mantém contato com quatro possíveis interessados em participar do processo licitatório e gerenciar a ZPE Paulista, no entanto, apenas dois deles compareceram ao evento. Um deles, Luis Roberto Trevisani, da Petre, empresa paulistana do ramo imobiliário que afirmou ter participado, a princípio, apenas para conhecer um pouco mais sobre o projeto. Outro que também compareceu foi Fernando Paim Nogueira,  titular da BR Consultoria Empresarial e fundador do Instituto Comex Brasil, que segundo informações de bastidores, é o mais cotado para assumir a ZPE. Em entrevista, ele ressaltou que o fato de ser realizada uma licitação dá maior transparência e atrai investidores do exterior, onde segundo ele o Brasil ainda não possui tanto prestígio em virtude de escândalos de corrupção.

No mesmo dia, às 15h, os representantes do Conselho, Saboia e Thaíse estiveram no Paço Municipal à disposição para esclarecimentos técnicos sobre a minuta do edital. Na reunião nenhum dos investidores esteve presente, embora todos tenham sido convidados durante pronunciamento de Zambon. Apenas membros da Associação dos Contabilistas participaram uma vez que possuiam dúvidas sobre o funcionamento da ZPE e tributação.