Mesmo sem procura, urna eletrônica para treinamento está disponível em Fernandópolis

A disposição da população desde o último dia 15, apenas uma pessoa realizou o treinamento

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mesmo sem procura, urna eletrônica para treinamento está disponível em Fernandópolis

Ao que tudo indica não haverá demora no dia do pleito em virtude de erros na hora de votar. A população de Fernandópolis está provando que já aprendeu direitinho como votar na urna eletrônica. Disponibilizada desde o último dia 15, apenas um eleitor procurou a 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis para realizar o procedimento que simula o dia da votação com candidatos fictícios.

De acordo com o chefe do cartório Luiz Gustavo Motta, a baixa procura já não é surpresa. “Geralmente é assim. As pessoas já não tem interesse em votar, quem dirá em treinar. Em 2012 havia um senhorzinho que veio mais de uma vez treinar, mas fora ele mais ninguém compareceu”, disse ele que alertou que a urna ficará disponível à população até o dia 25 de agosto.

Como a urna será utilizada nas eleições que serão realizadas no dia 5 de outubro e 26 de outubro (caso haja segundo turno), ela passará por uma manutenção preventiva e, posteriormente, receberá os dados oficiais dos candidatos.

Juntamente com a urna eletrônica estão disponíveis para os 50.996 mil eleitores de Fernandópolis os folders do TER – Tribunal Regional Eleitoral, de São Paulo, com as respostas das principais dúvidas na hora de votar como, por exemplo, “quem é obrigado a votar?”, “o que acontece se eu não votar?”, “quais documentos devo levar para votar?”, dentro outras.

No verso do folder há um campo que pode ser recortado para utilizar como “cola” na hora do pleito com os campos a serem preenchidos com a legenda de cada candidato na ordem correta, deputado estadual, federal, senador, governador e presidente.

No manual de treinamento para a votação todos os dados são fictícios e os partidos estão divididos nas categorias Esporte, Música, Profissões, Festas Populares e Folclore, onde cada candidato corresponde a um subitem como, por exemplo, Esporte (partido) presidente (cargo) Futebol (nome) 91 (legenda).

Aqueles que quiserem realizar o treinamento podem se dirigir até o cartório eleitoral, Zona 150, no horário de atendimento ao público, das 12h às 18h. A Zona Eleitoral fica na Avenida Expedicionários Brasileiros, nº 638, no Bairro Jardim América.