No Dia do Comerciante, 16 de julho, CIDADÃO ouviu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis Carlos Takeo Sugui. Entre várias questões, abordamos a vocação empresarial da cidade, que antigamente foi diagnosticada como prestadora de serviços, enquanto Votuporanga se firmava como polo industrial. Sugui garante que hoje Fernandópolis possui mais de 300 indústrias divididas em vários segmentos e por isso não é reconhecida por um determinado setor como o industrial: “Não estamos atrás de Votuporanga neste quesito”, afirmou classificando ainda a cidade como exemplo de diversificação empresarial.
Qual a importância de uma data como o Dia do Comerciante especificamente para Fernandópolis que tem o comércio como uma potência local?
Uma homenagem mais do que justa, pois são os comerciantes que empregam a maior parte da mão de obra do país e, que arrecadam uma das maiores cargas tributárias, bem como, a exigência de uma série de obrigações acessórias que recaem a esses empresários. A ACIF é muita grata pela confiança que cada um deles sempre depositou sobre nossos serviços. Nosso objetivo é representá-los da melhor forma possível, são os associados que fortalecem a ACIF.
Levando em consideração municípios até menores que Fernandópolis que apostaram no setor industrial, o senhor considera este setor em decadência ou em ascensão em Fernandópolis?
Há espaço para todas as áreas de empreendimento. Não acredito em decadência da indústria, os empreendimentos datam de milênios em existência na história do mundo. Há sim que sempre se oxigenar sobre as práticas mais atuais de gerenciamento, planejamento estratégico e capacitação. Em Fernandópolis, podemos destacar a Incubadora Empresarial, na qual a ACIF é gestora em parceria com a Prefeitura de Fernandópolis. Muitas empresas que começaram discretas na Incubadora, atualmente ocupam grandes terrenos e produzem em escala regional e nacional gerando muitos empregos.
Considera verdadeira a afirmativa de que o comércio de Fernandópolis sobrevive do próprio comércio?
Se o comércio sobrevivesse somente do comércio, quem sustentaria a manutenção do dinheiro circulante? Não acredito nessa hipótese. Temos que sempre nos lembrar que a maior indústria de serviços em cidades de pequeno e médio porte é a Prefeitura. O comércio é o canal da democratização do dinheiro, é através dela que se faz a distribuição do dinheiro. É uma união de forças que visa fortalecer a nossa cidade e os setores do comércio e da indústria.
Tendo em vista a supremacia de Votuporanga no que tange ao desenvolvimento industrial e movimentação financeira no comércio, o que falta para Fernandópolis apostar no setor da indústria?
Não acredito em supremacia da indústria na vizinha Votuporanga, acredito sim em vocação da cidade, que se concentrou na indústria moveleira. Porém, a concentração é perigosa, pois se o setor sofre, a cidade toda sofre, o que em Fernandópolis não ocorre, em face de sua variedade de serviços, que além do destaque no comércio, temos destaque na área educacional e na área médica. Fernandópolis vem apostando e adotando ações para que mais indústrias se instalem em nossa cidade, melhorando a diversidade empresarial.
O que a ACIF tem feito para incentivar o investimento na cidade?
A ACIF tem aprimorado o seu papel de facilitador de negócios junto aos seus associados, através da busca por produtos mais ágeis na resposta à proteção das negociações, bem como, a melhoria na divulgação das qualidades de nossa cidade. A ACIF trabalha em função dos seus associados da indústria e do comércio. É para eles e pensando neles que todas as estratégias de melhorias são implantadas.
A ACIF oferece vários serviços para incentivar os empresários, entre eles: Certificação Digital, Banco de Currículos (que vamos aprimorar para que o empregador tenha mais interatividade com o interessado na vaga), o serviço de SCPC, atendimento semanal com o SEBRAE e importantes parcerias com a Fundação Educacional de Fernandópolis, Unicastelo e ETEC, além de toda a assessoria oferecida pela ACIF.
Valentim Gentil que possui 11 mil habitantes é um polo moveleiro e já conta com 100 fábricas. Quantas indústrias existem em pleno funcionamento em Fernandópolis. Este número ainda não é maior tendo em vista a diferença de tamanho das cidades?
Existem em Fernandópolis 319 indústrias ativas de diversos segmentos. Em relação à cidade de Valentim Gentil, volto à questão sobre a concentração de atividade. Onde há mais atividade de um determinado ramo, como no caso moveleiro, sempre há a tendência de outras se instalarem nas localidades, pois com certeza, os fornecedores de insumos produtivos lá já estarão instalados, o que reduz a procura do empresário na busca de tais fornecedores. Temos vários exemplos de que as cidades que optaram por tais concentrações de atividades, em algum momento, enfrentaram graves problemas. Fernandópolis é um excelente exemplo de diversificação empresarial, e consequentemente de fortalecimento do nosso mercado, não só produtor, mas consumidor. Somos referência regional em compra e venda.
Qual você considera ser a principal dificuldade do comerciante fernandopolense?
A principal dificuldade é dar conta de tantas obrigações e tantas mudanças na legislação tributária, porque tudo o que o governo quer controlar, ao final, esbarra no comércio.
Outro grande vilão do comércio fernandopolense é a inadimplência. Dados levantados pela ACIF no primeiro semestre deste ano revelam que há R$ 7,5 milhões em dívidas no comércio de nossa cidade. Dinheiro parado que poderia ser usado em investimentos para o munícipio e na expansão do próprio comércio. A ACIF vem trabalhando por meio da Campanha de Registros para que o empresário conscientize-se sobre a importância de utilizar os serviços oferecidos pelo SCPC no registro desses débitos com o objetivo de aumentar as chances de recebimento.
Existe a expectativa de receber grandes marcas em Fernandópolis, têm negociações em andamento e a possibilidade de receber uma unidade do Supermercado Proença?
Sempre há a possibilidade, vide Casas Bahia, Magazine Luiza, Pernambucanas, J.Mafuz, Droga Raia, além do nosso shopping que abriga diversas lojas que comercializam grandes marcas e, ainda o cinema no shopping, que traz filmes que são lançamentos simultâneos no Brasil. As grandes marcas estão permeando nossa cidade e com certeza, outras virão com a ampliação do shopping. Quanto ao supermercado, nossa cidade é contemplada com vários de muito boa qualidade e preços variados. Isso prova que Fernandópolis é região de expansão, na visão de novos empreendimentos. Mais empregos, mais dinheiro circulando; uma relação aonde todos têm benefícios.
O que pode atrair investidores para o comércio e indústria na cidade além da ZPE Paulista?
Os incomparáveis índices que nossa cidade apresenta, como oferta de emprego, índices educacionais e de segurança pública, que já foram amplamente divulgados pela ACIF, como por outras entidades de classe. O crescimento da cidade e as suas condições socioeconômicas contribuem para o interesse dos investidores. Somos privilegiados por morar em Fernandópolis. E sim, temos que ser bairristas e defender nossa cidade e seus atributos.
Atualmente existem quantas vagas de emprego no comércio de Fernandópolis?
Não temos um local que centralize todas as vagas de emprego existentes na cidade, mas o que posso afirmar é que todos os dias empresários comparecem na ACIF em busca de novos colaboradores, que são classificados, incialmente, através dos currículos que os candidatos deixam na ACIF. A oferta é grande e a busca pela colocação também. Mas é preciso investir em capacitação, e a ACIF busca fazer isso sempre através de suas palestras e treinamentos, mas o empresário também deve se conscientizar que potencializar sua mão de obra é necessário, é quase que uma obrigação, garantia de excelência.
As promoções da ACIF têm surtido efeito? Qual a próxima ação?
As promoções realizadas pela ACIF têm bastante aderência dos comerciantes e também dos consumidores. Este ano, tendo em vista as mudanças no perfil do consumidor e a necessidade de dar maior respaldo ao associado, estamos investindo na informatização de nossas campanhas promocionais.
Esse projeto visa sanar a necessidade de preenchimentos dos cupons de papel por meio de um software que otimize a informação e forneça aos nossos associados dados que permitam mais investimento em ações de fidelização do cliente e até mesmo, mais promoções internas dentro das lojas.
É um projeto inédito em relação aos municípios vizinhos, que tem como objetivo trazer mais benefícios aos consumidores de nossa cidade, além de incentivar e valorizar nosso comércio e indústrias.
As portas da ACIF estão abertas para receber todos, seja em busca de uma informação, de serviços ou produtos que facilitem o dia a dia dos empresários.