Em Fernandópolis, 436 jovens se alistaram dentro do prazo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em Fernandópolis, 436 jovens se alistaram dentro do prazo

A Junta Militar de Fernandópolis realizou o alistamento militar de 436 jovens do sexo masculino que completam ou já completaram 18 anos em 2014. O número foi satisfatório na visão do tenente Lourenço Antônio Filho, delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar de Fernandópolis. “Geralmente a expectativa é de que seja feito o alistamento de 10% da população da cidade. No entanto, mesmo não chegando a este montante (aproximadamente 600 jovens) temos certeza que praticamente todo o público alvo está em dia com o serviço militar. Um ou outro deixa de se alistar e acaba nos procurando quando precisa do certificado de alistamento para retirar algum documento ou se inscrever em concursos públicos”, explicou.

No último dia para o alistamento, 30 de junho, 96 jovens deixaram para se alistar na última hora o que deixou a unidade da Junta lotada durante o dia todo. Todos os 436 alistados receberam seus certificados de alistamento e, assim, regularizaram a situação. Vale lembrar que aqueles que estão em débito com o serviço militar ficam impossibilitados de retirar um passaporte, concorrer ao cargo público ou ainda ter um registro profissional em carteira.

Aqueles que deixaram de se alistar dentro do prazo ainda podem realizar o alistamento obrigatório. A Junta Militar funciona das 8h às 17h e fica na Rua Progresso, nº 413, no Jardim Paulista, anexo ao Tiro de Guerra. Eles deverão recolher uma taxa e não participarão da seleção de 2014.

Os 50 selecionados servirão ao serviço militar no TG – Tiro de Guerra de Fernandópolis em 2015, cumprindo 10 meses de atividades com 2h diárias. “No certificado dos alistados já está especificada a data que deverão retornar a junta para ter conhecimento da primeira lista de dispensa onde deverão constar 100 nomes. Estes já receberão o certificado de dispensa de incorporação, já os demais vão participar da pré-seleção.

Em Fernandópolis os jovens deverão retornar entre os dias 15 de julho e 8 de agosto. Os pré-selecionados deverão participar dos exames físicos, psicológicos e psicotécnicos que serão realizados entre os dias 26 e 29 de agosto. Nesta primeira seleção ficarão 150 jovens, no entanto, apenas 50 irão participar do serviço militar em 2015.