Quase 93 mil cabeças são vacinadas e região de Fernandópolis cumpre meta de 100%

Médico veterinário responsável pelo EDA espera que vacinação contra Brucelose também alcance a meta

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Quase 93 mil cabeças são vacinadas e região de Fernandópolis cumpre meta de 100%

Médico veterinário responsável pelo EDA espera que vacinação contra Brucelose também alcance a meta

A microrregião de Fernandópolis mais uma vez contribuiu para que o Estado de São Pulo continue livre da Febre Aftosa, doença que não existe no Estado há 18 anos. Em Fernandópolis e nos outros 11 municípios circunvizinhos 100% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade foram vacinados dentro do prazo desta primeira etapa de vacinação que teve seu prazo expirado no dia 31 de maio.

“Temos que agradecer as entidades envolvidas e os pecuaristas por esse excelente resultado. Todos se empenharam mais uma vez e facilitaram nosso trabalho. Todos vacinaram seu rebanho e entregaram a declaração da vacinação dentro do prazo”, afirmou o médico veterinário responsável pelo EDA – Escritório da Defesa Agropecuária de Fernandópolis, Felipe Guerra Gobbi.

O rebanho total no Estado de São Paulo é de 10,36 milhões com a população de bovinos e bubalinos com faixa etária de até dois anos estimada em 4,2 milhões. De acordo com a unidade do EDA de Fernandópolis foram vacinados na microrregião 92.538 mil bovinos e outros 77 bubalinos. O rebanho total da microrregião é de 215.373 mil.

De acordo com Felipe Gobbi, aproximadamente 50% das declarações de vacinação foram feitas por meio do sistema GEDAVE - Gestão de Defesa Animal e Vegetal, plataforma online da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que permite ao produtor emitir as GTAs – Guia de Trânsito Animal, consultar saldo e extrato de seu rebanho e toda movimentação de suas atividades como pecuarista. “O sistema já faz parte da rotina dos nossos pecuaristas. É uma ferramenta que ajuda bastante pois dá autonomia ao dono do rebanho. Ele pode emitir sua própria GTA eletrônica de qualquer lugar e em qualquer horário, consultar seu saldo e,claro fazer a declaração de seu rebanho vacinado sem precisar de um veterinário licenciado ou de seu sindicato ou escritório”, disse.

O produtor que ainda não utiliza o sistema informatizado pode procurar o EDA, que fica na Avenida dos Arnaldos, nº 1015, e solicitar um requerimento de acesso.

BRUCELOSE

A vacinação semestral contra a Brucelose também se encerrou no dia 31 de maio, porém ainda não foi contabilizado o número de animais vacinados. No ano passado 96,33% do rebanho de fêmeas de 3 a 8 meses receberam a vacinação na microrregião de Fernandópolis. Este ano a esperança é melhorar ainda mais a meta. “Diferente da Febre Aftosa, a Brucelose é uma doença que alguns ainda não dão a importância necessária, até porque o Programa de Vacinação é mais novo do que o da Aftosa. Ainda assim, embora o Estado de São Paulo não seja 100% livre da doença, já melhoramos muito o índice e em 2014 esperamos bater a meta em sua totalidade” destacou o veterinário, que alertou os pecuaristas de que a doença é uma zoonose, ou seja, pode atingir o próprio ser humano.

A segunda etapa de vacinação já teve início no último dia 1º e os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para vacinar o seu rebanho e até o dia 7 de dezembro para fazer a declaração. O rebanho total de fêmeas de 3 a 8 meses na microrregião de Fernandópolis é de 9.589 mil. No Brasil apenas o Estado de Santa Catarina é livre da Brucelose.