GAECO segue operação de combate ao tráfico em Fernandópolis e região

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

GAECO segue operação de combate ao tráfico em Fernandópolis e região
 Até o momento, 16 pessoas já foram apreendidas; membro do PCC já está detido   

Desde as 5h o GAECO - Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado em conjunto com a Polícia Militar está realizando uma operação denominada “Operação Salus” (na mitologia romana Salus era a Deusa da Limpeza) em Fernandópolis e nos municípios onde o 16º BPMI de Fernandópolis abrange.

De acordo com o promotor de Justiça responsável pelo núcleo do Grupo de Atuação em São José do Rio Preto, João Santa Terra Junior, até o momento da coletiva de imprensa convocada pelos promotores, já haviam sido detidas 16 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Foram apreendidos também vários objetos como balanças de precisão, agendas, computadores, dinheiro e porções de entorpecentes que não foi precisada a quantidade.

Com poucas informações quanto ao resultado numérico da Operação, os promotores disseram que a operação segue durante o restante do dia, e que as informações serão enviadas posteriormente à imprensa. A princípio havia sido divulgado à imprensa que haviam mais de 100 mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça, no entanto, quando questionado, Santa Terra disse que haviam 63 de busca e apreensão e outros 22 de prisão.

Ao longo da operação que já existe há quase dois anos, o GAECO já apreendeu inclusive uma pessoa ligada ao PCC - Primeiro Comando da Capital, maior organização criminosa do Brasil. Segundo o promotor Santa Terra "trata-se de uma célula do PCC que buscava se ramificar na região de Fernandópolis e Jales". O próprio indivíduo foi o que motivou a primeira operação do GAECO que deu origem a esta segunda, quando o Grupo descobriu que haviam na regiçao duas quadrilhas distintas que mantinha contato porém atuavam de maneira autônoma.

O objetivo da Operação Salus é a desestruturação do tráfico de drogas na região, por meio do cumprimento de mais de 100 (cem) mandados judiciais, tanto de busca e apreensão quanto de prisão, nas cidades de Fernandópolis, Jales, Estrela D´Oeste, Aparecida D´Oeste, Marinópolis, Palmeira D´Oeste e São Francisco, na área de atuação do 16º BPM/I, além de São José do Rio Preto.  

Participam da operação cerca de 250 policiais militares do 16º BPM/I, com apoio do Policiamento Ambiental, do Canil e do Grupamento Aéreo, além de policiais militares de São José do Rio Preto. Estão sendo utilizadas cerca de 80 viaturas policiais, além de cães farejadores. O helicóptero Águia costumeiramente utilizado nas operações do GAECO não esteve disponível para operação de hoje.