CIDADÃO conversou com seu principal coreógrafo, Leandro dos Santos, sobre as conquistas da companhia e sobre a vida pessoal do artista
Em meados de 1993, surgia um dos principais grupos de dança de rua da região. O Street Boyzz (antes como Street Boys), fundado por Sérgio de Andrade Anastácio, é, atualmente, referência na arte de rua, e possui um vasto currículo de conquistas durante os 21 anos da companhia.
O que chama atenção, é que desde sua fundação no bairro Santo Antônio, seus membros são reconhecidos por tamanho esforço, em conciliar uma rotina comum, de família e emprego, à vida de arte, com ensaios e apresentações.
Hoje, o principal coreógrafo do grupo é Leandro dos Santos. Conhecido pelo seu talento – comprovado nas apresentações do grupo, o jovem, que entrou no Street dois anos após sua fundação, não mede esforços para se manter acesa sua vocação. Prova disso, é conciliar a vida de artista com a vida de pedreiro.
Sobre isso, Leandro explica: “trabalho como pedreiro há muito tempo. Procuro viver a arte da dança ao máximo, no entanto, procuro sempre ter como ajudante no meu trabalho alguém da companhia, pois assim ficamos em constante convivência, sempre discutindo, refletindo e ouvindo músicas que fazem parte da nossa cultura”. E é assim que o coreógrafo conduz os dias, de forma inteligente, pensando na arte, enquanto trabalha.
Porém, deve haver cautela. “Procuro montar as coreografias apenas em nossos ensaios, pois se eu começar a misturar as coisas... (pode ser prejudicial). Preciso ser marido, pai, pedreiro, coreógrafo, dançarino e diretor, mas cada função na hora certa".
O fato da rotina de um artista se misturar a sujeira de cimento e poeira, todos os dias, já levou Leandro a sofrer preconceitos. “Já sofri, e ainda sofremos muito preconceito. Talvez por nossas roupas, nossa forma de falar ou nossas músicas, que mesmo com tamanha divulgação, ainda não é tão comum assim”. No entanto, Leandro deixa claro que com o tempo e com muito trabalho o grupo está mostrando o quanto é importante e respeitoso é o trabalho do Street Boyzz .
CONQUISTAS
Em seus 21 anos de existência, o “Street” já foi destaque diversas vezes na imprensa de Fernandópolis, da região, do Brasil, e por pouco, fora do país.
As principais conquistas gos garotos são as três vitórias do Mapa Cultural Paulista, (pois se trata de uma linha de trabalho interessante, onde sempre se busca o lado artístico da dança, e não somente o do desempenho). Essas conquistas permitiram que eles dessem o pontapé inicial para o primeiro espetáculo de dança do grupo, do qual estão trabalhando desde o início do ano com previsão de estreia para outubro deste ano.
O Street também é detentor dos primeiros lugares no “Brazilian Street Dance Festival” (2009, Santos/SP), o 2º lugar no Meeting Hip Hop (2013), realizado na cidade de Indaiatuba/SP, e o topo do “Street Culture” (2009, Ribeirão Preto/SP), festival que deu vaga ao “World Hip Hop Championship”, realizado em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. No entanto, o único motivo por não terem participado deste festival foi a negativa do visto de entrada no país.
“E mesmo que hoje não damos mais tanto valor assim pra TV, consideramos também a nossa passagem tanto na Rede Globo (TV Xuxa), como também no SBT (Qual é o Seu Talento? e Programa Eliana) nos anos de 2010 e 2011”, disse Leandro. “Digo que não damos "tanto valor", pois pudemos perceber que a televisão vende apenas o que ela quer, e não o que realmente é”.
E assim segue o Street Boyzz, que será pauta do programa “Revista de Sábado” deste sábado, 14. Além de muita história e determinação, por parte de cada um de seus membros, um espetáculo que está por vir, e deverá impressionar a cidade. Vamos aguardar!