Zambon anuncia lançamento de edital da ZPE para dia 22 de julho

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Zambon anuncia lançamento de edital da ZPE para dia 22 de julho
 Presidente da AZPEF foi convidado para falar sobre metas e perspectivas do projeto para os membros da Associação de Amigos

A data para o lançamento do edital de licitação da ZPE Paulista já está definida. A pedido da AAMFER – Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, o vice-prefeito José Carlos Zambon, que preside a AZPEF – Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Fernandópolis, participou na última terça-feira, 10, da sessão ordinária mensal da Associação e realizou uma palestra na sede da entidade para atualizar os assuntos relacionados à implantação da ZPE Paulista de Fernandópolis.  Na oportunidade, confirmou para o dia 22 do próximo mês o lançamento do processo licitatório que transferirá as ações da administradora e incorporará a área do grupo Arakaki.

Conforme Zambon já havia anunciado, a assinatura do lançamento do edital será feito na sede da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo, em um evento específico voltado ao público empresarial do ramo de exportação, possivelmente interessados em assumir a Administradora da ZPE Paulista e dar início aos trabalhos. “Nós fomos até a FIESP no mês passado para pedir apoio quanto a divulgação de nossa ZPE e além de uma resposta positiva, os membros do conselho jurídico ainda nos convidaram para fazer o lançamento do processo licitatório na própria sede da FIESP, na capital paulista. Será um evento com grandes empresários ligados a exportação o que irá ajudar a divulgar a ZPE Paulista mundialmente”, contou Zambon.

Ele confirmou ainda que já tem quatro empresas interessadas e que mantiveram contatos. Além disso, salientou que o risco de a ZPE não existir é praticamente nulo embora exista a possibilidade. “Nós temos até dia 10 de julho de 2015 (prazo da concessão para início das obras) para ter pelo menos 10% da ZPE implantada. Mas esse negócio de que Fernandópolis vai perder a ZPE para outra cidade é um mito. Ou será implantada em Fernandópolis pela condição logístico-estratégica, ou não existirá”, explicou Zambon.

Após exibir o vídeo institucional da ZPE Paulista, produzido pela Associação de Amigos e que foi utilizado para apresentar o Projeto à FIESP, Zambon afirmou que das 10 metas estabelecidas quando foi nomeado presidente da Administradora do projeto, oito delas já foram cumpridas. “Já avançamos muito, e logo que lançarmos o edital irá fluir mais ainda. Nossa 9ª meta será o lançamento do edital no dia 22, que já estamos próximos de cumprir, e a última meta será conseguir as empresas interessadas em participar do certame”, disse ele entusiasmado.

Nesta semana a Prefeitura deverá se reunir com os proprietários da área aprovada para implantação para definir os valores para aquisição dos 64 alqueires e finalizar o edital. “O boneco do edital está praticamente pronto, e só depende da inclusão do valor das terras. Nós já adiantamos algumas conversas e um representante do grupo Arakaki confirmou que irá vender a área em um preço normal de mercado e que não tem intenção nenhuma  de superfaturar o valor da área. Estamos muito tranquilos quanto a isso”, finalizou.

No fim da palestra, após apontar algumas metas o presidente da AZPEF lembrou que a Prefeitura já isentou 100% dos impostos para empresas estabelecidas na ZPE como forma de atrair investidores e fomentar a geração de empregos e que agora, outra meta é buscar a isenção do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços. “Já protocolamos o pedido junto à Casa Civil e ainda não existe um parecer contrário ou favorável. Porém, o que sabemos é que como não tem ZPE em Fernandópolis eles provavelmente vão acatar” contou.

 Ao abrir espaço para perguntas, Zambon foi questionado sobre um provável presente de Natal para Fernandópolis, em alusão ao início da implantação da ZPE até dezembro deste ano, mas não confirmou. “Sabemos que apenas para alfandegar uma área para autorizar a exportação leva um ano e meio. Mas após o lançamento do processo, em no máximo 60 dias, que é o prazo legal (45 a 60 dias), já saberemos o vencedor da licitação caso ela não fique deserta. E esta empresa terá até dia 10 de julho de 2015 para ter 10% da área pronta. Do jeito que a coisa ta caminhando, creio que teremos um final feliz com certeza”, concluiu.