Com exceção da última quinta-feira, 12, data da abertura da Copa do Mundo e estreia da seleção brasileira, quando as repartições públicas encerraram seu expediente às 13h, com mais de duas horas de antecedência ao cerimonial no Itaquerão, em São Paulo, a Prefeitura comunicou que os órgãos municipais irão finalizar as atividades com uma hora de antecedências aos jogos do Brasil. A reivindicação para que o expediente se findasse às 13h na quinta-feira foi feita pelos diretores do Servidores Públicos Municipais na manhã do mesmo dia.
Na quinta-feira, 12, todos os postinhos de saúde seguiram o horário estabelecido no Decreto nº 7.076 de 26 de maio de 2014, no entanto, as pessoas que possuíam consultas agendadas foram atendidas normalmente.
Nos demais jogos da seleção, as repartições fecharão com uma hora de antecedência, até mesmo quando as partidas começarem às 13h, acarretando em apenas meio período de trabalho pelos órgãos da Prefeitura. A seleção poderá jogar no horário das 13h caso jogue às fases de mata a mata. Vale lembrar que já nas oitavas de finais, as partidas dos melhores do Grupo A, serão realizadas às 13h, porém serão realizadas no sábado e domingo.
Portanto, para as partidas com início às13h, o expediente será direto até às 12h; quando as partidas tiverem início às 16h, o expediente será até às 15h e quando as partidas tiverem início às 17h, o expediente será até às 16h.
JÁ O COMÉRCIO...
Na última terça-feira, 10, o Sincomércio e o Sincomerciários antecipou uma informação que muitos já aguardavam. O horário de funcionamento do comércio não sofrerá alteração alguma em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, sediada este ano no país. No entanto, em nota enviada, os dois órgãos presididos por Rosana Maria Alarcon (Sincomerciários) e Ivan Pedro Martins Veronesi (Sincomércio) alertam que ficará a critério de cada empresa negociar a alteração de horários com seus funcionários, já que os dias de jogo não caracterizam feriados ou pontos facultativo para o setor privado. Se optar por alguma alteração no horário de atendimento, o estabelecimento terá de comunicar ao consumidor, no interior da loja e por escrito, a alteração dos horários.
Na nota os dois sindicatos sugere que “haja o fechamento das lojas de 30 a 40 minutos antes dos jogos do Brasil, e o retorno ao trabalho, caso seja meio expediente, também seja, de 30 a 40 minutos após o término da partida, ou a critério de cada empresa. Ainda, incentivamos os comerciantes a enfeitarem suas lojas com as cores verde e amarelo para que Fernandópolis demonstre seu apoio à seleção brasileira, ao país e, consequentemente, atraia o consumidor com o clima da Copa”.