A capacitação dos profissionais da educação foi destinada a profissionais do Ensino Médio e Fundamental II das escolas particulares de Fernandópolis. O encontro aconteceu na FEF, das 14h às 18h e em seguida, foi realizado o Lançamento do Programa de Extensão do Curso de Psicologia da FEF e posterior capacitação dos 25 estudantes que farão parte do Programa.
Já no segundo dia, a capacitação foi feita com a comunidade, para organizações da sociedade civil, profissionais da secretaria de esporte, assistente social, entre outros. O encontro aconteceu na Câmara dos Vereadores, das 8h às 12h.
Na Secretaria Municipal de Saúde, das 13h às 17h ocorreu o encontro com os enfermeiros das UBSs e enfermeiros-chefe das equipes da Estratégia da Família.
O Projeto Cidade Responsável é realizado pela prefeitura de Fernandópolis (SP), secretarias e sociedade civil da cidade, com parceria da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e consultoria técnica da Lynx Consultoria.
Principais objetivos do Projeto Cidade Responsável:
• Inserir a temática de prevenção do consumo de álcool por menores de idade no trabalho já desenvolvido pelas Secretarias e Organizações.
• Capacitar os profissionais para a identificação de consumo por menores de idade e orientar encaminhamento adequado.
• Sensibilizar e orientar as famílias atendidas pelas Secretarias e Organizações.
Sobre a CervBrasil
Criada em maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes de bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado.
Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.
Sobre a Lynx
Criada em 2005, a Lynx Consultoria atua na criação e implantação de projetos socioambientais, tendo como um de seus focos prioritários a prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida. Em 2011, elaborou e implantou o Movimento pé no chão, projeto de prevenção do consumo de álcool por menores de idade em parceria com as secretarias da Saúde e da Educação e com a subsecretaria de comunicação do Governo do Estado de Paulo.