A Sony anunciou em coletiva de imprensa realizada hoje, 10, véspera da abertura da E3 — feira anual de games que acontece em Los Angeles —, detalhes do seu novo modelo de distribuição de conteúdo. O PlayStation Now, serviço apelidado de "Netflix dos games", será lançado nos Estados Unidos e Canadá no dia 31 de julho e permitirá o aluguel de jogos, que serão transmitidos via streaming, no PlayStation 4.
O serviço on-line também será disponibilizado no PlayStation 3 em breve — ainda não existem detalhes sobre o lançamento do PlayStation Now no Brasil. Segundo a Sony, a plataforma de distribuição oferecerá, por ora, cem títulos para locação. Os preços do aluguel variam de 2,99 dólares a 19,99 dólares por game. A Sony pretende também oferecer pacotes de assinatura no futuro, mas ainda não divulgou como funcionará o sistema.
Durante o evento, a companhia japonesa também anunciou um aparelho chamado PlayStation TV, que permitirá aos jogadores estender para uma segunda TV a experiência PlayStation 4. Isso significa, por exemplo, que uma partida realizada através do PS4 poderá ser transmitida para outro televisor. O hardware também se conectará ao serviço PlayStation Now, que oferecerá, além de games, o aluguel de filmes e programas de TV. Nos Estados Unidos, o gadget vai custar 99 dólares.
Ao contrário da concorrente Microsoft, que dedicou o seu evento pré-E3 aos jogos, a Sony optou por apostar suas fichas em entretenimento — caso do PlayStation Now e do PlayStation TV. A empresa japonesa não deixou, no entanto, de anunciar alguns poucos títulos para o seu console.
Além da chegada do Grand Theft Auto V, um dos jogos de maior sucesso de 2013, para o PS4, a empresa reforçou o seu compromisso com a comunidade de games independentes. Entre os títulos desenvolvidos por pequenos estúdios estão Entwined, um game em que um peixe e um pássaro se apaixonam, mas não podem ficar juntos, e No Man's Sky, jogo de ficção científica em que os jogadores exploram planetas e galáxias.
Já na área dos grandes lançamentos do ano, a Sony destacou dois títulos exclusivos para PS4:Uncharted 4: A Thief's End e LittleBigPlanet 3. No intuito de aumentar o catálogo de jogos oferecidos no console, a empresa também anunciou a remasterizarão de games populares lançados para PlayStation 3, o aparelho anterior da empresa. The Last of Us, por exemplo, está entre as novidades para o PS4 em 2014.
A Sony anunciou também que vai lançar uma versão branca do PlayStation 4 ainda neste ano. O aparelho virá com o aguardado game de tiro em primeira pessoa Destiny, da Activision Blizzard. Para agradar os fãs de PS4, normalmente apelidados de "sonystas", a companhia anunciou um game clássico, lançado originalmente na década de 1990: Grim Fandango.