Radialista se recusa a receber honraria da Câmara Municipal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Radialista se recusa a receber honraria da Câmara Municipal
 Um fato diferente ocorreu na última terça-feira, 3, em rápida sessão solene realizada antes da sessão ordinária da Câmara Municipal. A homenagem feita pelo Poder Legislativo da cidade para dois comunicadores da cidade contou com apenas um deles recebendo tal premiação, instituída por meio do Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Neide Garcia. Isso porque o radialista Ivan Gomes, da Rádio Difusora AM (1.160KhZ) se recusou, por questão de ética, receber o prêmio.

O Prêmio Itamar Teles de Comunicação, que visa homenagear membros da imprensa da cidade, neste ano teve como escolhidos Luciano Donadeli, o “Branco”, e Ivan Gomes. Diferente dos primeiros anos, agora o Prêmio homenageia um profissional da imprensa escrita (jornais, revistas e sites) e um da falada (rádios e televisões) e tem como julgadores os próprios vereadores. As alterações foram feitas neste ano.

Enquanto os vereadores entregavam a placa a Donadeli, Ivan seguia seus trabalhos como repórter na transmissão ao vivo da sessão. “Eu sempre critiquei esse projeto, pois não tem motivo homenagear os membros da imprensa. É uma forma política de amarrar-nos e não acho correto. Quem tem que receber homenagem da Câmara são os voluntários, presidentes de entidades. Se fosse um clube de serviço ou outra entidade eu receberia o prêmio numa boa, agora o Poder Legislativo entregar um prêmio ao chamado 4º poder que é a imprensa eu não concordo, por isso preferi não receber nem mesmo a  placa que pediram para, ao menos, eu levar para casa”, contou Ivan Gomes, que inclusive fez questão de ressaltar a liberdade de escolha que teve por parte dos diretores da emissora a qual pertence.

O prêmio deveria ter sido entregue no dia 5 de maio, na semana em que se comemora o Dia das Comunicações, mas acabou sendo entregue de forma rápida nos momentos em que precederam a 13ª ordinária.