Fernandópolis aderiu plano de prevenção da Defesa Civil

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis aderiu plano de prevenção da Defesa Civil
 Próximo passo será cumprir 41 metas estabelecidas pelo Sistema Estadual do plano

Na manhã desta quinta feira, 5, estiveram presentes na Câmara Municipal de Fernandópolis várias entidades de defesa da região e do estado, além de prefeitos de algumas cidades vizinhas.

Em suma, a Tenente Cintia, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, palestrou sobre o histórico dos conjuntos de ações preventivas em vários municípios do interior do Estado, onde dificilmente se imagina que desastres naturais possam acontecer.

Um dos exemplos citado foi um deslizamento em Caraguatatuba em 1967, cidade do interior litorâneo, que ocasionou em mais de 400 mortes, e foi caso fundamental para a criação da Defesa Civil Estadual.

Recentemente, Fernandópolis aderiu ao primeiro passo do plano de prevenções da Defesa. Agora, serão repassadas ao poder municipal 41 metas, que abordam sustentabilidade, prevenção de riscos de deslizamentos, habitabilidade, etc. Todas devem ser comprovadas que estão sendo realizadas, com objetivo de proteger a população fernandopolense.

O Estado de São Paulo é o terceiro maior do mundo aderente aos planos de prevenções da ONU, a mesma que alertou que, “prevenir custa menos do que reconstruir”.