Transporte público em Fernandópolis contará com bilhetagem eletrônica

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Transporte público em Fernandópolis contará com bilhetagem eletrônica
 População passará a utilizar um cartão de crédito recarregável; valores de passagens continuam com o valor de R$ 2,10

A empresa Auto Viação Jauense, responsável pelo transporte público em Fernandópolis, anunciou durante reunião realizada na última terça-feira, 20, a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em Fernandópolis. Agora os usuários do transporte coletivo na cidade terão à disposição um cartão de crédito recarregável, evitando a utilização do dinheiro em espécie e do vale transporte para pagar a passagem. Essa estratégia já é comumente utilizada em grandes centros urbanos em virtude da violência e grande número de usuários.

A reunião que contou com a presença do gerente da Jauense Abrain Belucci Junior, do Secretário de Trânsito Ricardo Henrique Alves Correa e do executivo de vendas da Transdata Smart Flávio Beraldi - que apresentou o passo a passo da implantação e todo o funcionamento do sistema eletrônico que será utilizado em toda a frota (seis ônibus) do transporte público. “A Transdata Smart já atua em todo o país e é pioneira no desenvolvimento de sistemas de bilhetagem eletrônica. Fernandópolis será pioneira dentre as cidades para qual a Jauense presta seu serviço e por ser uma cidade tranquila, este serviço será bem acessível à população que ganha segurança, agilidade e comodidade. Será um processo bem rápido, sem contar que o cadastramento será muito simples”, afirmou Beraldi, que elogiou a Jauense pela iniciativa de investimento em Fernandópolis.

De acordo com Abrain Belucci, o processo de informatização já teve início e a população poderá fazer seu cadastramento, provavelmente no mês de julho. “Já está em andamento este processo de instalação dos equipamentos nos ônibus e os cartões recarregáveis já foram adquiridos. Logo iniciaremos os treinamentos com motoristas e demais funcionários da empresa para dar o start de vez. Queremos começar o processo de cadastramento dos usuários ainda no mês de julho, quando estará disponível o serviço. Ele (usuário) vem faz seu cadastro, coloca o crédito em seu cartão e no outro dia já começa a utilizar”, explicou.

A jauense, que conta com seis ônibus em sua frota disponíveis na cidade, atende cerca de 1100 pessoas diariamente, na maioria, idosos, (acima de 65 anos) que desfrutam do serviço gratuitamente, assim como as pessoas com deficiência.

Conforme foi explicado pelo executivo da empresa contratada para realizar o serviço de instalação da bilhetagem eletrônica, por meio dos cartões de crédito recarregáveis, os exemplares funcionarão de maneira simples. O usuário precisa apenas aproximar o cartão a uma distância de 6 cm para que a máquina faça a leitura e libere as catracas, que inclusive já tiveram os equipamentos eletrônicos instalados neste mês. Vale lembrar ainda que os créditos poderão ser recarregados, a princípio, no guichê da Jauense que fica no Terminal Rodoviário e o reconhecimento do crédito será feito do movimento do dia útil seguinte.  

Todos os motoristas serão instruídos a orientar a população a procurar a sede da empresa Jauense e realizar o cadastro, na primeira vez em que for utilizar o serviço após a implantação da bilhetagem eletrônica. Divulgação com cartazes também será feita nos ônibus e principais pontos para que a população tome conhecimento do novo serviço. Vale ressaltar ainda que os preços de passagens continuam o mesmo, R$2,10.